Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Juiz determina que 70% dos ônibus voltem a circular em Teresina
Share
15/06/2025 3:17 PM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Juiz determina que 70% dos ônibus voltem a circular em Teresina

adm
Last updated: 09/02/2021 3:56 PM
adm Published 09/02/2021
Share
0e5bb1b6 0a5e 41cf 81e2 f632f2fa29b8
SHARE

A decisão foi dada pelo juiz João Gabriel Furtado Batista, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina, nessa segunda-feira (08).

O juiz João Gabriel Furtado, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina acatou pedido do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e determinou que as autoridades municipais e os consórcios das empresas de transporte coletivo de Teresina adotem todas as medidas legais e contratuais cabíveis no sentido de garantir a disponibilidade de 70% da frota de ônibus coletivos nos horários de pico: de segunda a sexta-feira das 06h às 09h e das 17h às 19h, e aos sábados de 6h a 9h e das 12 às 15h, e 30% nos demais horários, enquanto perdurar a situação de pandemia da covid-19. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (08).

Na decisão liminar, o magistrado enfatiza que “o direito ao transporte público deve ser respeitado e concretizado, não devendo esbarrar em argumentos meramente financeiros para sua efetivação”, afirma o juiz.

Confira a decisão na íntegra

O juiz João Gabriel Furtado destaca ainda que o acesso ao transporte público é um direito social, assim classificado após a emenda constitucional nº 90/2015, passando, deste modo, a integrar o artigo 6º da Constituição Federal. O que tornou, segundo o juiz, o acesso ao transporte um direito fundamental dos cidadãos.

O Ministério Público informou que ingressou com ação a partir de denúncias feitas à instituição ministerial sobre a redução da frota de veículos, situação que tem gerado prejuízos aos usuários do sistema de transporte coletivo da capital, como a aglomeração de pessoas, que contraria as orientações das autoridades sanitárias quanto ao distanciamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Gp1

Transportadora deve ser responsabilizada caso haja acidente por culpa de terceiro

Eleições 2022: Confira o Resultado Final

Advogada responde se viver junto na quarentena pode configurar união estável

Por 6 votos a 4, STF decide manter ex-presidente Collor preso

Lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Estado do Piauí

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?