Jogos Universitários da UFPI acontecem neste mês e trazem muitas novidades

Os Jogos Universitários iniciam suas atividades no dia 18 de outubro, repletas de novidades. A expectativa é que todo o ciclo de competição encerre dia 2 de novembro.

A largada das atividades acontece com a “Volta da Federal”, corrida de longa distância, saindo do Centro de Ciências Agrárias (CCA) em direção à pista de atletismo do Setor de Esportes, totalizando 5 mil metros de percurso.

A novidade é que, diferente das edições anteriores, este ano as atléticas (entidades independentes dentro da Instituição) participam dos Jogos Universitários competindo entre si. Além de agregarem valores à vida dos estudantes, com atuação excepcional na promoção do esporte dentro de um ambiente que não é obrigatória essa prática, também desenvolvem trabalhos sociais, como doação de sangue e coleta de roupas. O formato do evento tem como objetivo estimular os cursos que não têm, a criarem sua atlética.

Os Jogos serão divididos em duas etapas. A previsão é que 15 atléticas participem do evento na capital, com duração de oito dias. No segundo momento, já definidos os campeões locais, os campi do interior (Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba) jogarão contra os vencedores da capital em um final de semana. Como no interior as atléticas estão começando agora, as seleções representarão seus centros.

As competições acontecem nas modalidades de futsal, basquete (3 contra 3), vôlei (areia e quadra) e handball. Quanto à premiação, por se tratar de um projeto de extensão, todos que participarem irão receber certificado. Além disso, os três primeiros colocados serão premiados com medalhas. 

Mais uma novidade: premiação da melhor torcida

Somando ao leque de novidades desta edição dos Jogos, a torcida também será parte importante nesse processo e será premiada pela sua atuação. O Prof. Sérgio Galan conta que os critérios que serão analisados ainda vão ser divulgados. “Pode ser quem tiver o melhor uniforme ou música de animação, por exemplo, mas ainda vamos estabelecer os critérios e a melhor torcida ganhará um troféu. Com essa ação, estamos estimulando que as torcidas criem, até para efeito de marketing externo, sua página no facebook, instagram e comecem a publicar muito para que tenhamos visibilidade”, destaca o professor.

Ascom

Veja Também

Prouni, Fies e Sisu já possuem cronograma para o 2º semestre

Os prazos de inscrições para processos seletivos do MEC já foram definidos. O Ministério da …