Inaugurado Museu da Cultura Literária Piauiense

O auditório da Academia Piauiense de Letras ficou lotado. Intelectuais e personalidades prestigiaram realmente a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense. O evento contou ainda com a entrega da honraria Medalha do Centenário a 16 personalidades que contribuíram de maneira positiva para o engrandecimento da literatura local.

As reformas feitas na Academia trazem comodidade para os visitantes. Vale ressaltar que os traços da arquitetura foram preservados. O museu, situado na estrutura da academia, possui livros, quadros, fotografias, esculturas e objetos pessoais que pertenceram a membros da entidade.

“É uma presente para a sociedade. É um resgate para nossa história. Foram recursos aplicados de maneira correta. O resultado é esse. Ficou muito bom. Agora estamos de olho nesse prédio ao lado da APL, quem sabe no futuro podemos ampliar essa estrutura”, informou, em seu discurso cercado de agradecimentos, o presidente da APL, advogado e jurista Nelson Nery Costa.

O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, se mostrou satisfeito com as mudanças. “Precisamos cuidar do nosso patrimônio. Ainda mais porque aqui em Teresina prédio histórico está sendo destruído para se transformar em estacionamento”, denunciou.

Fábio Novo disse ainda que pensa na avenida Miguel Rosa como um grande corredor cultural. “Temos o prédio do DER, a estação ferroviária, o parque da cidadania. Esses pontos têm que ser preservados e melhorados sempre que possível”, informou.

Durante o evento, houve também a entrega da Medalha do Centenário, honraria concedida pela academia a personalidades, intelectuais e profissionais que têm uma história com a instituição. “Se conseguimos essas mudanças foi com o apoio dessas pessoas que estão sendo agraciadas”, revelou Nelson Nery Costa.

Houve também o lançamento de duas obras escritas por dois grandes intelectuais: Assis Brasil (O Prestígio do Diabo) e Manoel Paulo Nunes (Modernismo & Vanguarda).

Veja Também

TJ-SP rejeita mandado de segurança de oficiais de justiça por fornecimento de máscaras

O impetrado deve ser a autoridade coatora, a quem se determina a prestação de informações …