terça-feira , outubro 20 2020

HUT registra aumento de 17% nas agressões físicas durante feriado

É comum durante feriado ou final de semana prolongado o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrar aumento no atendimento de pessoas vítimas de acidentes ou agressão física. Nesse último feriado de Corpus Christi o HUT realizou 614 atendimentos e 150 cirurgias. Se comparado com o mesmo período do ano passado esses números representam um aumento de 11% e 17%, respectivamente. Com relação ao atendimento de vítimas de trauma, mais especificamente agressão física, o aumento foi de 17%, também se comparado com o mesmo período do ano passado.

Segundo Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, esse aumento já é rotina. Dentre as cirurgias realizadas no HUT a ortopédica está sempre em primeiro lugar. Ela representa quase 60% de todas as cirurgias feitas, por mês, no hospital. De acordo com Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínca Ortopédica do HUT, a gravidade das vítimas de trauma vem aumentando muito a cada ano e os acidentes de trânsito são os que mais contribuem para esse aumento.

“Nossos pacientes vítimas de trauma estão chegando ao HUT cada vez mais graves. O que temos observado é que a motocicleta está envolvida em mais de 90% dos casos de trauma. Esse número é bastante precupante, principalmente, se levarmos em consideração que a maioria tinha ingerido bebida alcoolica. Esse tipo de associação tem aumentado muito o número de vítimas de acidentes com motocicleta”, explicou o gerente.

Por mês, o HUT atende mais de 4 mil pessoas e realiza uma média de 1.300 cirurgias. As cirurgias ortopédicas representam quase 60% desse total. Em segundo lugar vem a cirurgia geral com 18% e em terceiro a vascular com 8% do total de cirurgias.

Fonte: FMS

Veja Também

Estabilidade da pandemia é positiva, mas números no Brasil ainda são altos, alerta OMS

O Brasil passou das 150 mil mortes por coronavírus no sábado (10). Diretor-geral da OMS …