Hemopi e Uber fazem ação para reforçar estoque de sangue

Para ajudar a manter o estoque de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) fechou uma parceria com a Uber, empresa de transporte por aplicativo. O objetivo é incentivar a doação de sangue, principalmente, entre os usuários de transporte público, já que a frota está reduzida por conta da pandemia do coronavírus.

Entre os dias 6 e 14 de abril, a Uber irá oferecer um desconto aos usuários do aplicativo que forem até o Hemopi fazer a doação. Basta inserir o código de desconto UBERHEMOPI para ir até a sede do hemocentro em Teresina. A Uber dará um desconto de até R$ 30 nas viagens de ida e de volta que tem como destino o Hemopi.

A mesma ação também é realizada em outros estados como Rio de Janeiro e Ceará. No Piauí, a ação ocorre exclusivamente na capital.

O Hemopi também está agendando as doações de sangue. “Se a pessoa tiver bem de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado, pode sair de casa para doar sangue. Mesmo com a suspensão dos procedimentos eletivos, ainda existem outros que necessitam de sangue e plaquetas”, ressalta o diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Jurandir Martins.

Em Teresina, as doações podem ser agendadas por meio do telefone (86) 9 8894-6614. Nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano as doações também podem ser agendadas para evitar aglomerações e garantir mais segurança para quem sai de casa para doar sangue.

Veja quais os requisitos básicos para ser doador de sangue:

– Estar em boas condições de saúde ;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos podem imprimir o termo de consentimento no site www.hemopi.pi.gov.br);

– Pesar acima de 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Não estar em jejum. Evite alimentos gordurosos 4h antes da doação;
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Ascom

Veja Também

Testes da vacina de Oxford contra Covid-19 voltam no Brasil nesta segunda, diz laboratório

AstraZeneca anunciou retomada dos testes em todo o mundo e Anvisa aprovou continuidade. Protocolo tinha …