Governo federal aumenta para 73,6 mil o número de vagas para concurso

o novo número de vagas previstas na realização de concurss públicos subiu para 73.640, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022. A divulgação anterior era de de 41.716.

Conforme o anexo V, as novas vagas serão separadas em 69.543 para aprovados em concursos, válidos ou novos, e 4.097 serão criada para cargos de apoio.

Dentro das 69 mil, o Executivo preenche 67.783 vagas, enquanto 4.231 são destinadas para o Judiciário e 149 para o Legislativo. Para a Defensoria Pública da União são oferecidas 229 vagas.

A abertura de editais para órgãos que não realizam concursos há anos também estão autorizados no projeto, como agências reguladoras, Ministério da Educação, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (GCU) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No INSS, o déficit de servidores alcança 23 mil pessoas, conforme levantamento feito pela Federação Nacional das Associações da Previdência Social (Fenasps). A própria autarquia enviou documento ao Ministério da Economia pedindo abertura de concurso, a fim de preencher 7,5 mil vagas.

Segundo o Ministério da Economia, do total oferecido, 41,7 mil são para cargos efetivos e em comissão, função comissionada e gratificações de livre provimento de civis e militares do Poder Executivo federal. Inclui-se a polícia militar e civil, assim como o corpo de bombeiros do Distrito Dederal, providos com recursos do Fundo Constitucional do DF.

A pasta também acrescenta 11,6 mil vagas relacionadas a cargos, postos, graduação, efetivos e temporários das Forças Armadas e também ao anteprojeto de lei para criação dos Cargos Comissionados de Militares e a Gratificações de Militares Fora da Força.

Yahoo

Veja Também

Governadores pedem encontro com Toffoli para debater fim do ICMS diferenciado em energia

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Os governadores têm solicitado um encontro com o ministro Dias Toffoli …