Globo e SBT formalizam propostas e disputam direitos do Campeonato Carioca

FERJ deve decidir nos próximos dias, mas as duas emissoras são consideradas as favoritas na disputa

Desde que o SBT resolveu entrar na briga pelos direitos esportivos no Brasil em 2020, a emissora de Silvio Santos surpreendeu pela agressividade na hora de bater de frente com a Rede Globo. Desde que conseguiu a Copa Libertadores por três anos, o canal quer mais. Por isso, o próximo alvo da briga entre as duas gigantes já está definido: o Campeonato Carioca.

O LANCE! apurou que o Grupo Globo e o SBT já apresentaram propostas oficiais para a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) a fim de adquirir os direitos de transmissão do Estadual. A entidade analisa as ofertas e interesses de outros grupos. A decisão definitiva sairá nos próximos dias.

Nos bastidores, as duas propostas são consideradas favoritas para vencer a acirrada disputa. No entanto, a oferta do SBT chama a atenção pelo formato diferenciado. As transmissões seriam realizadas no canal da TV aberta, no canal da TV Ferj no Youtube e em um formato pay-per-view numa parceria entre a emissora e a Ferj, algo similar ao que a Conmebol vem realizando no Brasil.

Os direitos do Campeonato Carioca pertenciam à Rede Globo, que optou por rescindir o contrato em meio ao imbróglio da MP do Mandante e a briga com o Flamengo. O Rubro-negro não possuía vínculo com a emissora e optou por transmitir suas partidas em outros meios, decisão que desagradou o grupo de comunicação que adquiriu os direitos exclusivos antes da medida provisória.

Para 2021, o cenário mudou. A emissora voltou atrás após a nova fórmula do campeonato ser divulgada, trazendo menos datas e sendo considerada mais atrativa ao público. Fontes relataram ao LANCE! que, mesmo sem revelar detalhes, a oferta do Grupo Globo é considerada ‘muito boa’.

O SBT transmitiu o segundo jogo da final do Campeonato Carioca em 2020 graças à MP 984, já que o Flamengo não possui contrato firmado com a emissora e decidiu não ceder seus direitos televisivos à Globo. O resultado do experimento marcou o retorno da emissora ao mercado esportivo depois de 20 anos. E fez sucesso.

Com uma política de redução de custos durante a pandemia, a Globo rescindiu alguns contratos de direitos televisivos para tentar negociar reduções em novos vínculos. Com a Copa Libertadores, no entanto, a Conmebol firmou vínculo com o SBT e viu uma oportunidade de abrir seu canal pay-per-view no Brasil. A emissora paulista entrou de vez no mercado esportivo, fez contratações de nomes expressivos e já adicionou até um programa de debate de futebol, o Arena SBT, em sua programação.

Procurada, a Ferj preferiu não comentar sobre o assunto. O SBT e a Globo não responderam os pedidos de posicionamento até a publicação da matéria. Caso se posicionem, a matéria será atualizada com seus devidos posicionamentos.

Terra

Veja Também

TCU requisita material sobre contratação de Moro por consultoria americana

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu o primeiro passo …