Firmino discute adiamento de eleições com ministro Luís Barroso

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) participou nesta quinta-feira (18) de uma videoconferência com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e discutiu o adiamento das eleições municipais, previstas para ocorrer neste ano.

A reunião virtual foi proposta pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entidade na qual o chefe do executivo municipal teresinense é o segundo vice-presidente. Uma das pautas da FNP na videoconferência foi a definição de um novo prazo para o afastamento de servidores municipais candidatos a cargos eletivos.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o TSE já decidiu que as eleições serão realizadas ainda este ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional, entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

O ministro Luís Barroso destacou que todas as medidas voltadas para as Eleições 2020 estão sendo rigorosamente debatidas e analisadas para que tudo ocorra da forma segura para os cidadãos brasileiros. “Vamos trabalhar para fazer a melhor eleição possível de acordo com as circunstâncias do momento vivido, sempre ouvindo a ciência”, ressaltou.

Para o presidente do TSE, o ideal é que a definição sobre a nova data das eleições ocorra até o dia 30 de junho, em virtude do calendário eleitoral. O ministro comentou também da possibilidade de criação de uma cartilha com orientação para eleitores e mesários sobre como se comportar no dia da votação.

 

Gp1

Veja Também

Decreto que considera atividades religiosas essenciais entra em vigor

Governo reforça que templos devem seguir medidas sanitárias como ocupação limitada, distanciamento social e uso …