Algumas Instituições de Ensino Superior como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmaram convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para reconhecer o tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral como atividade extracurricular.
No estado do Piauí deverão ser convocados 40.076 mesários. Desse total 6.696 (17%) deverão atuar na capital.
Além da satisfação de ajudar a fortalecer a democracia do país, o mesário conta com a garantia de alguns benefícios como: Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Art. 98, da lei 9.504/97). O exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no Edital). Quanto aos servidores públicos, o exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção (Lei nº 4.373/65 – Cód. Eleitoral, Art. 379, §§ 1º e 2º).
Para se cadastrar como mesário voluntário, acesse o formulário de cadastro de mesário voluntário no site do TRE do seu estado. No nosso caso é:http://www.tre-pi.jus.br/eleitor/mesario/mesario-voluntario/cadastro-de-mesario-voluntario ou procure diretamente o seu cartório eleitoral. Após preencher a ficha, aguarde o contato do Juiz Eleitoral da Zona na qual é inscrito como eleitor.
O primeiro passo para a construirmos uma nação melhor e mais justa é garantir a livre escolha de nossos governantes. O mesário é o principal ator deste processo!
Fonte: TRE/PI