Estudantes Seduc são destaques no Brasileiro de Judô Região I com quatro medalhas

Três estudantes das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se destacaram no Campeonato Brasileiro de Judô Regional I, disputado nos dias 6 e 7 de abril, na Arena Verdão, em Teresina.

Maria Flor Santos Sampaio, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis, Liceu Piauiense, conquistou as medalhas de ouro e prata.

Cauê dos Santos Ximenes, medalha de bronze na categoria sub 18 masculino (até 60kg) e Lunnara Krisley Lima da Silva, medalha de bronze, na categoria sub 15 feminino (até 50kg), são estudantes das escolas Deputado Alberto Monteiro e CETI Professora Julia Nunes Alves, respectivamente.

Destaque na competição, Maria Flor Santos Sampaio, de 17 anos, subiu duas vezes no pódio do Campeonato Brasileiro de Judô ao conquistar a medalha de ouro na categoria sub 18 Feminino e prata na categoria sub 21 (até 63 kg).

A estudante faixa marrom, do terceiro ano do ensino médio no Liceu Piauiense, contou que iniciou no esporte no ano de 2013 por incentivo do pai, Tiago Moraes, e da mãe, Luciana Santos, que buscaram inserir o esporte da rotina do irmão, Pedro Augusto, e da medalhista.

“Meus pais sempre me incentivaram a me ocupar com alguma atividade. Foi no judô que eles encontraram uma forma de me incentivar e me apaixonei pelo esporte”, disse.

A intensa rotina de treinos, que resultou na conquista, é alternada com as aulas do Liceu Piauiense. “Estudo no Liceu Piauiense no tempo integral, faço treino após sair da escola três vezes na semana e sou monitora no judô para crianças. Entre os treinos eu paro para estudar as matérias da escola e me preparar para o Enem”, detalhou.

A atleta lembrou da emoção, quando de dentro do tatame percebeu que conquistou o tão sonhado primeiro lugar no pódio. “O campeonato foi um desafio para mim por ser no meu estado e participar de duas categorias diferentes e, mesmo com o nervosismo, consegui a vitória. Ao subir no pódio e ouvir meu nome fiquei muito feliz por conseguir o meu principal objetivo de vencer na minha categoria”, conta.

O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com o apoio do Governo do Estado, e reuniu atletas dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima e o Piauí se consagrou como maior vencedor com 70 medalhas e o primeiro lugar geral, com 23 medalhas de ouro, 20 de prata e 27 de bronze. Os estudantes competiram por clubes/projetos dos quais fazem parte.

A prática esportiva é incentivada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do programa Seduc Esportiva, com ações voltadas para desenvolver o esporte no espaço escolar como o processo da formação dos alunos.

“Temos muito talentos nas escolas da rede pública estadual de ensino e para incentivar estes jovens criamos o programa Seduc Esportiva. O programa vai sistematizar de maneira pedagógica e esportiva a oferta do componente extracurricular Esporte Educacional nas escolas e proporcionar vivências esportivas nas diferentes etapas da vida escolar”, mencionou o secretário.

Foto:Ascom Seduc/Divulgação

Fonte:Secretaria de Educação do Estado do Piauí

Veja Também

Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h

Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato O Ministério da Gestão …