De 10 a 28 de março, as 1ª e 3ª Varas de Teresina estão realizando um esforço concentrado para julgar mais de 120 processos. A partir de hoje, todos esses dias vão ser realizadas, simultaneamente, três audiências. Serão disponibilizadas três salas, com três juízes atuando para auxiliar uma unidade específica.
Cada magistrado terá uma pauta de três a quatro processos por dia, no período das 14h às 17h. Na 1ª Vara o mutirão acontece de 10 a 14 e na 3ª Vara, de 24 a 28 de março. As audiências acontecem no Fórum Central de Teresina, localizado à Rua Governador Tibério Nunes, número 309, Bairro Cabral.
Segundo o Corregedor Geral da Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes, os mutirões são de suma importância para o cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e como efetiva prestação jurisdicional
“É importante mostrar à sociedade que crimes dolosos contra a vida estão sendo enfrentados e devem ser resolvidos de forma mais rápida para extinguir essa sensação de impunidade causada pela demora nos julgamentos e dar uma resposta às famílias das vítimas”, explica o corregedor Erivan Lopes.
Esse é um esforço concentrado que conta com a participações do Ministério Público, Defensoria Pública e de servidores do Tribunal de Justiça do Piauí. O juiz auxiliar da Corregedoria do TJ-PI, Dr. Valdemir Ferreira Santos, diz que a principal finalidade dos mutirões é dar celeridade aos processos.
“A velocidade com que um serviço chega à população importa e a justiça precisa garantir essa eficiência do sistema em um prazo razoável, essa é uma garantia constitucional”, afirma o juiz auxiliar da corregedoria.