Captar e manter um relacionamento saudável com clientes é uma das maiores dificuldades que os comerciantes enfrentam atualmente. Mas o que muita gente não percebeu ainda é que a internet pode facilitar esse desafio. Alyne Mundt Bill, dona da Feito Chocolate, é um grande exemplo disso. Sua empresa, localizada em Curitiba (PR), hoje vende cerca de 15 toneladas de chocolate por mês via WhatsApp.
Segundo a empreendedora, que também possui uma loja física, ela atende mensalmente 500 clientes, número que pode mudar com a aproximação da Páscoa – quando a venda de doces desponta. Cerca de 90% de suas vendas são realizadas por meio do aplicativo de troca de mensagens.
O método em que a empresa está estruturada sustenta o uso das redes sociais para a realização de seus negócios.
À primeira vista, a Feito Chocolate não oferece nenhum grande diferencial, seguindo um modelo que consiste na revenda de produtos da marca belga Callebaut. Mas quando observado profundamente, dois pontos essenciais do empreendimento se destacam: a agilidade e ausência de burocracia.
De acordo com empreendedora, para realizar a venda de seus produtos a Callebout exige um prazo de entrega extenso, a compra de uma quantidade mínima de produtos e a apresentação do CNPJ do comprador. Entretanto, a maioria dos clientes da Feito Chocolate realiza um trabalho informal e não são pessoas jurídicas.
Fonte: PEGN