O Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) elegeu o desembargador Sebastião Ribeiro Martins como novo presidente do Tribunal para o biênio 2019-2020. A nova diretoria é formada ainda pelo desembargador Haroldo Rehem (vice-presidente), desembargador Hilo Almeida (Corregedor Geral da Justiça) e Oton Mário Lustosa (vice-Corregedor).
Os novos eleitos assumem seus cargos dia 7 de janeiro de 2019. Em entrevista à imprensa, o novo presidente do TJ-PI, Sebastião Martins, reforçou sua fala durante a sessão. Ele agradeceu à confiança e apoio de seus pares e evidenciou duas das metas que pretende focar logo no início de sua gestão.
“Vamos trabalhar para aumentar a produtividade dos magistrados e servidores, que é a Meta 1 do CNJ. Se um juiz recebe 1.000 processos, deverá julgar 1.001. Estamos recebendo um Judiciário estruturado e isso vai facilitar nossas ações. A outra meta é fortalecer a política de mediação e conciliação, com a ajuda dos magistrados, para que desafoguemos o Judiciário, evitando que mais ações cheguem até nós, e buscando conciliar as demandas já existentes. Esta política é novidade e deve ser encarada como prioridade”, afirmou o novo presidente.
O presidente Erivan Lopes parabenizou os novos eleitos, desejando uma gestão exitosa a frente do Judiciário Piauiense. O Desembargador Edvaldo Moura também felicitou os novos gestores e disse que “o leme da Justiça piauiense navegará em boas mãos”.
VOTAÇÃO
Para Vice-Presidente, Corregedor e Vice-Corregedor a votação foi por aclamação, sendo totalizado 19 votos, tendo em vista a ausência justificada do desembargador Ribamar Oliveira. Para presidente, foram 18 votos, havendo uma abstenção.
CONTINUIDADE
A nova Diretoria substituirá a atual, formada pelos desembargadores Erivan Lopes (Presidente), Ricardo Gentil (Corregedor Geral da Justiça), José James (Vice-Presidente) e Brandão de Carvalho (vice-corregedor).
Fonte: Portal 86