terça-feira , outubro 27 2020

Descubra as vantagens e as desvantagens do uso das redes sociais

Mais que inconvenientes ou desvantagens, pode-se dizer que o mau uso das redes sociais pode ter consequências negativas. Não são boas ou más em si, mas se não são utilizadas com responsabilidade, os contras das redes sociais podem ser muito prejudiciais, tanto a nível pessoal como empresarial.

Vantagens:

Comunicação Instantânea

As redes sociais oferecem a oportunidade de compartilhar momentos especiais y te coloca em contato com amigos, conhecidos, ou até desconhecidos de qualquer parte do mundo com os que compartilhamos interesses.

Oportunidades de trabalho

Você já parou para pensar que as redes sociais podem ser a nossa melhor carta de apresentação? Essa é justamente uma de suas vantagens: num currículo 2.0 podemos aproveitar para desenvolver a nossa marca pessoal.

Para a procura de emprego, muitas empresas procuram seus possíveis candidatos nas redes sociais como LinkedIn. Inclusive investigam seus perfis pessoais em outras redes como o Facebook ou o Twittercom a finalidade de conhecer melhor a pessoa que pode formar parte da organização. Seja muito cuidadoso com o que você posta.

Informação e entretenimento

Podemos escolher quem seguir ou que meios de comunicação nos interessam para nos mantermos informados sobre o que acontece em qualquer lugar do mundo.

Denúncia Social

Graças às redes sociais as situações que passam despercebidas pelos meios de comunicação têm espaço para sua divulgação. Além disso, facilita o trabalho de organizar ações solidárias e filantrópicas.

Compartilhar conhecimentos e informação

Esta opção pode servir de ajuda para as atividades de formação, como acontece com os grupos universitários ou de especialistas de diferentes disciplinas.

Desvantagens:

Fraudes nas redes sociais

As fraudes aos usuários nas redes sociais se tornaram cada vez mais comuns. Por isso é importante conhecer quais são as fraudes mais comuns e como e como podemos evitá-las.

Configuração da privacidade

É importante que revisemos a configuração da privacidade antes de começar a publicar conteúdos ou revelar dados pessoais. Por isso devemos determinar a quantidade de dados que queremos ou que são convenientes que publiquemos.

Publicar algumas informações, tais como os dias que viajaremos de férias, os objetos que temos em casa ou nossa geolocalização nos torna mais vulneráveis a roubos ou sequestros.

Cumprir com as normas de utilização

Se você não cumprir com as normas de uso das redes sociais, publicando conteúdos indevidos, você pode sofrer como consequência o fechamento do seu perfil.

Se você utiliza o seu perfil como um instrumento de trabalho e não cumpre com essas normas, além da perda de seguidores, você também prejudica a sua imagem de marca.

Roubo de identidade

São os personagens conhecidos ou as empresas as que costumam sofrer o roubo de identidade e podem chegar a ser bastante prejudiciais.

Esta é uma desvantagem que escapa do nosso controle, já que não depende do bom ou mau uso que damos às redes sociais.

Está em nossas mãos denunciar aos responsáveis de cada rede social sobre o roubo de identidade.

Ciberbullying y Grooming

Estes são dois fenômenos que atingem, principalmente, crianças e jovens menores de idade.

Ciberassédio é a variante digital do assédio escolar que consiste em humilhar uma pessoa de forma reiterada com mensagens insultantes e cruéis ou ameaças em redes sociais.

Já o Grooming são adultos que, fazendo-se passar por jovens, estabelecem uma relação de amizade e confiança com os menores para lhes convencer de que enviem imagens eróticas.

Adição às redes sociais

Deixar de lado as obrigações ou perder muito tempo nas redes sociais pode ser um problema grave, principalmente para os jovens, que vivem pendentes da imagem que refletem nas redes sociais.

Estas situações costumam ser mais frequentes entre os adolescentes. A forma mais eficaz de solucionar esta questão é controlando os seus hábitos e os conteúdos que compartilham nas redes sociais.

Confundir o perfil pessoal com o perfil profissional

Da mesma forma como nos comportamos com os nossos amigos ou quando estamos no ambiente de trabalho, nas redes sociais devemos separar as coisas e fazer o mesmo.

Na hora de compartilhar nossas fotos ou momentos especiais devemos pensar em quem pode ver. A solução para esta desvantagem é manter os perfis bem diferenciados entre o pessoal e o profissional.

Fonte: Universia

Veja Também

Contra ‘Lei Seca’ no Piauí, artistas e trabalhadores fazem protesto no Centro de Teresina

Artistas, empresários e trabalhadores do ramo do entretenimento realizaram nesta quarta-feira (21/10) um protesto no …