segunda-feira , abril 15 2024

Defensoria participa de aula inaugural sobre Liderança Feminina na Administração Pública

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, participou, nesta quarta-feira (27) da aula aberta sobre Liderança Feminina na Administração Pública, realizada no auditório da Secretaria de Estado da Administração do Piauí (Sead/PI).

Durante o evento, os diretores da Escola de Governo lançaram a nova plataforma EVG – Piauí, uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola de Governo do Piauí. Naiara Moraes, diretora da Escola de Governo, destacou a importância da qualificação de gênero e anunciou que a plataforma estará disponível em abril. Os gestores presentes reforçaram o compromisso com a equidade de gênero tanto na esfera política quanto na sociedade em geral.

A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, uma das participantes, reafirmou a luta e a importância da participação feminina. “Para nós, mulheres, independente do espaço em que a gente esteja, sempre há um grande desafio”, disse.

WhatsApp Image 2024-03-27 at 12.24.47A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, afirmou que é necessário que as mulheres estejam cada vez mais ocupando espaços de gestão. “Entendemos a importância de um espaço como esse para se debater a liderança feminina no serviço público. É muito importante que possamos promover estes momentos e a Escola de Governo está de parabéns por oportunizar esse tempo de reflexão sobre a importância da liderança feminina. Quando paramos para refletir sobre isso, nos deparamos com problemas e desafios que as mulheres enfrentam para alcançar esses espaços e se manter neles. Tenho certeza que é um sentimento muito comum em mulheres que ocupam cargo de gestão o sofrimento com a violência política de gênero e precisamos falar sobre isso. Ao passo que é importante que todas as pessoas estejam sempre se qualificando para alçar postos de liderança, percebemos que a nossa cultura não é tão justa com homens e mulheres, não vemos apenas homens extraordinários em postos de gestão, vemos também homens comuns e a nossa luta é para ver mulheres comuns em postos de gestão, aí sim vamos ter um cenário de igualdade. Claro que as gestões devem ser sempre ocupadas por pessoas com qualificações notáveis, mas nossa luta é para normalizar mulheres nessas posições, precisamos caminhar nesse sentido e fazemos isso promovendo espaços como este”.

WhatsApp Image 2024-03-27 at 12.24.47 (1)Além da Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior e da Secretária Zenaide Lustosa, , o dispositivo de honra contou com a presença de autoridades como a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa; o secretário de Estado da Administração, Samuel Nascimento; a presidenta da Escola Nacional da Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, e os diretores da Escola de Governo do Piauí, Naiara Moraes e Carlos Alberto Moura.

Com dados do Governo do Piauí

Fotos:Ascom DPE-PI/Divulgação

Fonte:DPE-PI

Veja Também

Regulação da IA precisa proteger direitos fundamentais, diz Barroso

Inteligência Artificial foi tema de aula magna do presidente do STF O presidente do Supremo …