A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta sexta-feira (11) da sessão solene de posse da nova Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Piauí (MPPI), Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra.
A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado e contou com a presença de autoridades dos três poderes, além de representantes de instituições que atuam na promoção da justiça, dos direitos humanos e da cidadania.
Nomeada pelo governador Rafael Fonteles, Cláudia Seabra foi a mais votada da lista tríplice formada por membros do Ministério Público do Piauí, com 135 votos. Ela assume o cargo de Procuradora-Geral de Justiça para o biênio 2025–2027, sucedendo o procurador Cleandro Moura.
A defensora-geral Carla Yáscar Belchior destacou a importância da parceria entre as instituições para o fortalecimento da justiça no estado. “Parabenizo Cláudia Seabra pela merecida nomeação e posse como procuradora-geral de Justiça do MPPI. Sua trajetória e compromisso com o Ministério Público são inspiradores. A Defensoria Pública reafirma sua disposição em manter o diálogo institucional e colaborar com o Ministério Público na defesa dos direitos da população piauiense, especialmente dos mais vulneráveis”.
Cerimônia solene
Os ritos da cerimônia tiveram início com o cortejo do Colégio de Procuradores de Justiça, seguido pelo ingresso em plenário da procuradora-geral nomeada. Cláudia Seabra foi conduzida à frente da mesa de honra pelos procuradores Fernando Ferro, corregedor-geral do MPPI, e Teresinha Borges, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPI.
Um dos momentos simbólicos da solenidade foi a imposição da beca — vestimenta tradicional do nos meios jurídico e acadêmico — realizada por Nazaré Rocha, Laércio Seabra e Lauro Rocha Seabra, mãe, esposo e filho da nova procuradora-geral. A beca representa a igualdade entre as partes e a dedicação à função pública.
A sessão foi oficialmente aberta pelo então procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores, Cleandro Moura. Em seguida, a cantora lírica Gislene Daniele, acompanhada pelo Grupo de Câmara da Escola Estadual de Música “Posidônio Queiroz”, executou os hinos do Brasil e do Piauí. O Coral Vozes do Ministério Público interpretou o Hino do MPPI e a canção “Cajuína”, de Caetano Veloso.
Autoridades presentes
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio; o desembargador Lirton Nogueira Santos, representando o presidente do TJ-PI; o secretário de Relações Institucionais do Gabinete do Procurador-Geral da República, Silvio Amorim, representando o procurador-geral de República, Paulo Gonet; a ouvidora nacional do Ministério Público, Ivana Cei; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Georges Seigneur; o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes; a corregedora do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Lilian Martins, representando o presidente da Corte de Contas; Kennedy Barros, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Têssio Torres; a defensora pública-geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raimundo Júnior.
Pronunciamentos e homenagens
O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP/PI), promotor Fernando Santos, abriu os pronunciamentos representando a Associação Nacional de Membros dos Membros do Ministério Público – Conamp. Em seguida, Georges Seigneur destacou a importância da transição de liderança e entregou a Cleandro Moura a Medalha de Honra do CNPG e uma placa comemorativa.
“A transição de liderança é um momento de renovação e de reafirmação dos valores que nos movem. Estou certo de sua capacidade de honrar o legado da gestão que se encerra e de imprimir sua própria marca de sucesso, respaldada pelo compromisso com a Justiça e com os valores do nosso Ministério Público. Desejo-lhe um mandato profícuo e repleto de êxitos. Conte sempre com o apoio do CNPG e de todos os seus colegas do Ministério Público brasileiro”, disse Seigneur.
Cleandro Moura fez um balanço das quatro gestões à frente do MPPI. Em seguida, foi exibido de um vídeo institucional com as principais conquistas do período.
Mais do que um feito pessoal, essa marca representa a confiança de meus pares, o compromisso com a nossa missão institucional e o esforço coletivo por um Ministério Público mais forte, transparente e resolutivo, o que me deixa muito feliz, na certeza do dever cumprido.
