Defensor-Geral participa de evento promovido pela Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta quarta-feira (15), da missa em Ação de Graças e evento comemorativo em alusão aos sete anos de criação da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (Aprepi), entidade voltada para a promoção dos direitos e defesa no tratamento de pacientes diagnosticados com doença renal crônica em todo o Estado. A cerimônia contou também com a presença do Ouvidor-Geral Externo da DPE/PI, Djan Moreira.

Na busca pela efetivação dos direitos de pacientes renais crônicos do Estado, a Defensoria Pública do Piauí, no ano de 2021, atuou diretamente no processo que resultou na inclusão de mais de 2.600 pacientes renais crônicos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Jocélia Ciríaco, membro da diretoria da Aprepi, destaca a atuação da DPE/PI em favor dos pacientes renais crônicos do estado do Piauí. “A Defensoria Pública tem ajudado a associação em várias frentes. A associação enfrenta vários problemas com a negação de direito do acesso à saúde, e questões relacionadas ao acesso a medicamentos […] a nossa aproximação maior com a DPE/PI foi por ocasião da Covid-19, com relação às vacinas, que foi de grande importância a intervenção da Defensoria Pública, que nos possibilitou a antecipação da vacinação de todos os pacientes renais crônicos no estado. Então isso foi muito bom pra nós. Além de outras intervenções como no caso do medicamento Sacarato de Hidróxido de Ferro, que o governo do estado do Piauí não fornece essa medicação de forma regular. Então são essas as ações em que temos a intervenção da Defensoria Pública do Estado do Piauí e também da ouvidoria, através ouvidor Djan Moreira”, destacou.

O Defensor-Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca a disponibilidade da Defensoria de continuar colaborando com ações em prol dos pacientes que necessitam de tratamento de terapia renal substitutiva em todo o Piauí: “A Defensoria Pública do Estado do Piauí reitera o seu compromisso em atuar cada vez mais em ações que busquem promover a efetivação de direitos fundamentais e acesso à saúde pelos cidadãos atendidos pela Instituição, a exemplo da ação promovida pela DPE/PI que possibilitou inserir pacientes renais crônicos no grupo prioritário para imunização contra a Covid”.

Djan Moreira, também destaca a importância da atuação da Defensoria em prol das pautas em favor da Aprepi. “Fiquei muito feliz em poder estar hoje no aniversário de sete anos da Associação das Pacientes dos Renais Crônicos do Piauí. Rendo aqui minhas homenagens, a minha gratidão à presidente, dona Marisa, ao professor Luiz Filho, Jocélia Ciríaco e a toda Associação que tem minha admiração, meu respeito e o meu carinho, pela forma que eles trabalham, que defendem os direitos dos seus associados. Então a Ouvidoria da Defensoria junto com a Gestão, tem essa parceria, essa união, e enquanto Ouvidor, é com muita satisfação que podemos, de alguma forma, colaborar com o fortalecimento da Aprepi”, disse.

Foto: Ascom Defensoria Pública/PI

Divulgação 

 

Fonte: Defensoria Pública/PI

Veja Também

MPF firma acordo para finalizar obras em escolas e creches

Firmar um compromisso conjunto para remover barreiras burocráticas e assegurar o acesso à educação básica …