Cuidados com saúde bucal em casa devem ser redobrados durante quarentena

A Organização Mundial de Saúde decretou pandemia mundial com o Covid-19 e as aglomerações foram proibidas. Para evitar a contaminação da população, o Governo do Estado decretou que as clínicas odontológicas devem funcionar apenas em casos de urgência e emergência, pegando as pessoas de surpresa. Sem as visitas rotineiras ao dentista, os cuidados com a saúde bucal em casa devem ser redobrados.

Para o dentista Lucas Dias, especialista em próteses, escovar os dentes com cuidado é importante inclusive para a prevenção do coronavírus. “Se você deixa a higienização de lado, pode acontecer um quadro inflamatório que vai nos obrigar a tomar algum tipo de medicação que vai baixar a imunidade, podendo ocorrer contaminação”, afirma.

Segundo Dias, o a má higiene também pode causar perda dentária. “O acúmulo de placas podem causar cáries e gengivite, um quadro de inflamação de gengiva. Se não tratada, ela vai progredir para periodontite, um quadro severo, que pode causar perda óssea, consequentemente perda dentária”.

A higienização deve ser feita após cada refeição e principalmente antes de dormir. “Durante o sono é quando o meio bucal fica mais ácido e mais propício para bactérias formadoras de cárie agirem”, explica Dias.

Para os pacientes que usam aparelho ortodôntico, o cuidado é redobrado. “É muito importante utilizar alguns auxiliares, como a escova interdental. Ela faz a limpeza da gengiva para o dente, limpando entre os brackets, conseguindo limpar dente a dente melhorando a higienização. Para quem não tem paciência para usar o fio dental, existe o famoso passa-fio. Uma agulha de silicone onde você vai passar o fio dental e dar um nó como se fosse uma agulha de costura e vai passar por baixo do fio do aparelho, dente a dente”, finaliza o dentista.

A saúde bucal é importante para as demais funcionalidades do corpo, pois tudo está interligado. Em um momento de quarentena, em que as pessoas estão mais em casa, é fundamental tirar um tempo para cuidar do sorriso.

Ascom

Veja Também

São Paulo atinge pico de internações durante a pandemia de covid-19

Números batem recorde no Estado e governo paulista prepara medidas adicionais para frear a circulação …