Covid-19: Qual é a lição para o futuro?

Pensar efetivamente nas pessoas e no futuro, sem qualquer viés ideológico, deve ser a principal lição deixada pela COVID 19 aos governos. O entendimento é do advogado e doutor em Direito e Políticas Públicas, Campelo Filho, que teve, nesta sexta-feira, 27, publicado artigo de sua autoria no International Journal of Research and Innovation in Social Science (IJRISS).

Intitulado “Covid-19: What Is The Lesson For The Future” (Covid-19: Qual a lição para o futuro?), o artigo é uma análise sobre as lições que a COVID-19 deveria deixar para a sociedade, especialmente para os governos, sobre as políticas públicas a serem adotadas em situações de pandemia e também sobre o momento atual, quando ela vai se findando, mas não sem deixar suas marcas e sequelas para toda a humanidade.

“Uma reflexão que vai além do debate ideológico e político que se descortinou com a pandemia”, diz Campelo Filho, ressaltando que a humanidade enfrentou o maior problema em sua história pós-Segunda Guerra Mundial.

Para o estudioso, a pandemia causada pela COVID 19 expôs não só a fragilidade humana, mas principalmente que os países não dispunham de ferramentas para dar uma resposta adequada a um problema tão grave. As medidas adotadas pelos governos não conseguiram resolver o problema e, para piorar, até geraram outros, como o colapso das economias ao redor do mundo e depressão provocada nas pessoas em face do isolamento social.

Mas qual é a principal lição a ser aprendida com essa crise? Segundo o autor, a sociedade é formada pelas pessoas que a compõem, as mesmas pessoas que outrora elegeram a democracia, o Estado de Direito e a distribuição dos poderes como o modelo mais próximo do ideal de organização político-administrativa do mundo civilizado.

“Os governos devem trabalhar para essas pessoas, sempre buscando o bem comum e pensando nelas como seres humanos que são, e não como meros eleitores. Fazer os governos pensarem, de forma mais abrangente, sobre as pessoas, sobre a educação de crianças e jovens e sobre o futuro, sem nenhum viés ideológico, deve ser a principal lição deixada pela COVID 19 aos governos e à humanidade”, pontua.

Para ler o artigo completo, acesse o link: https://campelofilhoadv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Covid-19-What-Is-the-Lesson-for-the-Future-Publicado-1.pdf

 

Foto: Arquivo Ascom 

Divulgação 

 

Assessoria de comunicação

Veja Também

Perfil ADV: Diversidade em ascensão na advocacia do Brasil

Uma análise dos dados colhidos no 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil ADV) revelou …