A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) realizará, em parceria com a 1ª, 3ª e 4ª Varas Criminais de Teresina, uma série de Mutirões de Processos Criminais em fevereiro e março de 2025. Entre 10 e 28 de fevereiro para as Varas Criminais e entre 10 e 28 de março para as Varas do Júri. O objetivo dos mutirões é acelerar a produtividade das unidades, em especial, de processos com tramitações que estão há mais tempo nas Varas Criminais.
“A nossa maior preocupação é atender com celeridade e de forma efetiva a população. Os mutirões reduzem o tempo médio de tramitação nas unidades de diferentes pautas como processos fiscais e de violência doméstica. É levar de forma efetiva a Justiça à todos”, explica o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes.
De acordo com o juiz auxiliar disciplinar da Corregedoria, Ulysses Gonçalves, essa força-tarefa agiliza os processos, desobstrui as pautas das unidades e sana os conflitos mais antigos e complexos. O tempo médio de um processo na justiça diminui.
“Para fazer dar certo, antes de cada semana de mutirão, há uma triagem dos processos que estão aptos para julgamento. Com esta seleção prévia, as equipes das unidades e da Corregedoria passam a trabalhar na tramitação dessas ações, com o objetivo de resolução e baixa. Trazendo assim, maior impacto nos acervos das Varas Criminais teresinenses”, concluiu o juiz auxiliar da CGJ-PI, Ulysses Gonçalves.