Constitucionalismo e Profecia em Roberto Campos, O Liberal e o Liberalismo na Constituição de 1988

Continua sendo alvo de muita procura o livro “Constitucionalismo e Profecia em Roberto Campos, O Liberal e o Liberalismo na Constituição de 1988”, do advogado e jurista Moisés Reis. A obra foi lançada em 2015, mas continua chamando a atenção das pessoas por conta do tema, que gera muitas discussões.

A obra trata da importante história recente do país, no que diz respeito às forças políticas responsáveis pela elaboração da atual Constituição Federal do Brasil, moderna e avançada em vários pontos, mas passível de críticas em outros, segundo o autor. O livro destaca que, em menos de 26 anos de existência, a Constituição foi objeto de 76 emendas, algumas das quais incorporando ideias defendidas por Roberto Campos, quando dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte.

No total, são 6 capítulos, além das considerações finais, distribuídos em 157 páginas.

Moisés Reis aborda os questionamentos de Roberto Campos sobre a Assembleia Nacional Constituinte e a não necessidade de se criar uma nova Constituição para o Brasil naquela época. Segundo ele declarou para a imprensa, na época em que o livro foi lançado, não se trata de uma obra jurídica. O advogado aborda o contexto histórico e político do período, explicitando o ponto de vista do constituinte Roberto Campos. “Eu registro a evolução política do Brasil, desde 1946 até a Constituinte, analisando o papel de Roberto Campos, a influência de seu pensamento político e suas ideias defendidas nessa época”, afirmou.

Moisés Reis nasceu em Oeiras. Advogado, consultor de empresas, com desempenho profissional ativo na Justiça local e perante a tribunais do país, é pós-graduado em Direito e Processo Tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Direito Internacional, Econômico e Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Na área pública, exerceu diversos cargos, com destaque para a Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí; Diretor Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Procurador Geral do Município de Teresina e Deputado Estadual. Possui outros livros publicados, como “Olhos de Argos, Teresina: Expansão, 1999” e “Flores Vermelhas em Noites Azuis: Crônicas, Teresina,2008”.

Dr. Moiséis Reis e Dr. William Guimarães

 

Veja Também

Demanda por profissionais de tecnologia aumenta no Brasil

5G intensifica a busca em instituições de ensino por cursos de graduação e especialização na …