Quem vai estar no litoral piauiense durante o Festival Gastronômico Begê Sabor e Sol, uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em Barra Grande, entre os dias 16 a 19 de agosto, são os irmãos Thiago e Felipe Castanho. O chef paraense Thiago Castanho, considerado um dos mais inovadores do país e citado pela revista Forbes na lista dos 30 brasileiros com destaque nacional, assina o festival.
Thiago Castanho já conquistou premiações internacionais, além de três prêmios como chef do ano pela revista Comer e Beber Belém e, ainda, chef do ano pela Prazeres da Mesa. O chef é também coautor do livro “Cozinha de Origem”.
Em Barra Grande, Thiago Castanho ministrará uma oficina gastronômica durante a qual o irmão Felipe fará uma sobremesa.
“Esta minha segunda visita ao litoral piauiense será uma oportunidade de imersão. Quero conhecer mais a cidade principal, que é Parnaíba, bem como explorar mais o mercado local, além de trocar experiências com os empresários da região”, destacou o chef que esteve em Barra Grande no início de julho quando ministrou palestra para os empresários daquela localidade, como parte das ações preparatórias para o festival.
Durante o festival, 30 estabelecimentos do segmento de alimentos e bebidas, localizados em Barra Grande e Barrinha, vão disponibilizar pratos a preços promocionais. Destaque-se que estão sendo realizadas consultorias gastronômicas junto aos restaurantes para que o melhor da culinária local seja apresentado no evento.
Além disso, durante o Begê Sabor e Sol serão desenvolvidas, numa ampla arena na praça principal de Barra Grande, diversas ações focadas no fortalecimento dos negócios locais, as quais envolvem a realização de encontro de negócios entre empresários e fornecedores de insumos; oficinas de preparação de pratos a base de caju, bem como geléias e licores, exposição de artesanato, palestra sobre energias renováveis e uma réplica da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS – tecnologia rural voltada para produção orgânica.
Fonte: Ascom