Centenário de Ezequias Costa, ex-presidente da AIP

O mês de setembro é marcado pelo centenário de Ezequias Costa, ex-presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP). Figura importante para o estado do Piauí, tanto no cenário político como empresarial, o ex-presidente deixou grandes legados. Ezequias Gonçalves Costa, nasceu no município de Barras, no dia 14 de setembro de 1919. Sempre teve uma vida intensa, ingressou na política, ocupando funções de grande relevância para administração pública, atuando como Secretário Estadual de Educação e Cultura e Secretário Estadual de Indústria e Comércio, além de vereador, deputado estadual e federal.

Foi responsável pela construção da Hidrelétrica Boa Esperança, além de ser autor do projeto para aposentadoria do homem do campo. Seu nome também está associado a criação da Universidade Federal do Piauí. Na Secretaria de Indústria prestigiou a Associação Industrial do Piauí (AIP), e lutou pela lei de incentivos fiscais para a indústria.

Ezequias Costa foi associado e presidente da AIP, realizando grandes conquistas para associação. “Não poderíamos deixar de homenagear Ezequias Costa, grande figura pública e política do Piauí, além de realizar grandes ações pela Associação Industrial do Piauí, na função de associado e de presidente da entidade, deixando relevantes conquistas. Sempre é uma honra realizarmos essa menção de homenagem ao nosso querido e eterno Ezequias Costa”, enfatiza Andrade Júnior, presidente da AIP.

O homenageado ficou conhecido no Brasil por sua luta contra a corrupção eleitoral que havia no Piauí, conhecido como “Mapismo”. Considerada a maior fraude eleitoral da história do Estado, era uma prática criminosa onde havia o preenchimento de votos em branco e com a alteração dos mapas eleitorais.

Ao deixar a vida política, passou a administrar o grupo empresarial Gecosa, grande indústria de beneficiamento de babaçu, fundada por seu pai. De 1975 a 1977, presidiu a Junta Comercial de forma bem atuante, após o impedimento do titular Carlos Augusto de Oliveira.

A AIP se junta à família Costa nessa celebração do centenário de um dos grandes pioneiros da indústria, e parabeniza a seus filhos Ezequias Costa Filho, engenheiro e também ex-presidente, Carlos Henrique Nery Costa, médico, Rubens Nery Costa, médico, Nelson Nery Costa, advogado, Guilherme Nery Costa, advogado, bem como D. Glorinha, sua viúva.

Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …