Brasil tem três casos de coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou mais um caso de coronavírus no Brasil: um homem, residente em São Paulo, que esteve na Europa, inclusive na Itália, nos últimos 14 dias. Ele segue em casa se recuperando.

A pasta aguarda a contraprova para confirmação de um quarto caso de coronavírus também em São Paulo de uma adolescente que esteve na Itália. A informação foi passada pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a coletiva de imprensa em Brasília (DF).

O primeiro exame da paciente foi realizado pela Beneficência Portuguesa e segue em análise no Instituto Adolf Lutz para confirmação. O processo é necessário porque o Beneficência realizou pela primeira vez o exame para coronavírus. Com o resultado positivo do laboratório público, o hospital paulistano poderá confirmar futuros prováveis casos. Até esta quarta-feira (4), 531 suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Outros 315 casos já foram descartados por exame laboratorial.

O caso da jovem foge dos protocolos de vigilância definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se for confirmado, é considerado atípico por ser assintomático, e avaliado como um achado de saúde pública. Na visão do Ministério da Saúde isso reforça que o sistema de vigilância interno é forte. “Isso demonstra que nosso radar está bastante sensível, pois conseguimos perceber o caso muito cedo”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A pasta, junto às secretarias de saúde estadual e municipal de São Paulo, segue monitorando as pessoas que têm contato mais próximo com os casos.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Saiba mais em www.saude.gov.br/coronavirus

Veja Também

Rússia aprova 1º remédio contra covid-19 para venda em farmácias

Medicamento chamado Coronavir é para infecções brandas e moderadas; poderá estar disponível já na semana …