sexta-feira , outubro 23 2020

APL presta homenagem ao centenário de nascimento de Alberto Silva e Salomão Azar Chaib

Os imortais da Academia Piauiense de Letras se reúnem neste sábado (15) para uma homenagem aos 100 anos de nascimento dos ex-acadêmicos Alberto Silva e Salomão Azar Chaib durante coquetel na sede da Casa de Lucídio Freitas. A homenagem a Alberto Silva está a cargo do jornalista e acadêmico Zózimo Tavares, que escreve um livro sobre o ex-governador.

“Nenhum político piauiense mexeu tanto com o imaginário de uma geração, na segunda metade do século 20, quanto o engenheiro Alberto Silva. Ao governar o Piauí pela primeira vez, entre 1971 e 1975, consagrou um estilo de gestão que o transformaria em um mito da política estadual. Com uma engenhosidade e uma capacidade incomuns de realizar sonhos, se tornou o político mais popular de sua época. Em uma longa e intensa trajetória política, venceu e perdeu eleições. Nunca, porém, perdeu a compostura. Mesmo nos momentos mais críticos e mais tensos das campanhas eleitorais, ou nas crises mais agudas da administração, se portou com altivez e manteve a determinação para enfrentar e resolver os problemas”, afirma Zózimo.

Já a homenagem a Salomão Azar Chaib, ex-ocupante da cadeira 40, será comandada pelo médico Gisleno Feitosa. Falecido em 1995, era contista e cronista e se notabilizou como um dos maiores cirurgiões do país. Foi um dos pioneiros no procedimento de cirurgia bariátrica no Brasil. Publicou os livros “E agora, doutor?” e “O caminho da verdadeira medicina”.

Também durante a solenidade serão lançadas as obras “Tratamento preferencial para o Piauí”, de Magno Pires; “Capitania do açúcar”, de Afonso Ligório; “A terra e o homem de Pedro II – escritos reunidos”, de Tomaz Gomes Campelo; e o número 75 da Revista da Academia.

Durante todo o ano de 2018, a Academia Piauiense de Letras celebrou seus 100 anos de fundação. Em diversas ocasiões, lançou livros da Coleção Centenário e da coleção Século XXI, reuniu intelectuais e autoridades em entrega da honraria Medalha do Centenário, lançou seu novo site, em que dispõe de uma loja virtual com 50 livros editados pela instituição à venda.

Fonte: Ascom

Veja Também

Aulas presenciais para alunos do 3º ano retornam nesta terça no Piauí

A abertura das escolas será um movimento gradativo, cauteloso, priorizando sempre a segurança dos estudantes, …