Advogado Tarcísio Sousa de Barros lança livro sobre Direito Eleitoral

O vice-diretor da ESA (Escola Superior de Advocacia) do Piauí, Tarcísio Sousa de Barros, está lançando o livro “Direito Eleitoral: Eleições Municipais de 2020”. Publicado pela editora Íthala, o livro conta com uma abordagem teórica e prática sobre os principais temas do Direito Eleitoral.

Além disso, a obra está atualizada com todas as recentes alterações na legislação eleitoral, estando completamente adaptada para as eleições que se aproximam. O livro conjuga conteúdo teórico, para fundamentar melhor atuação do advogado, com extenso conteúdo prático, para nortear a atuação do leitor no cotidiano do processo eleitoral.

De acordo com o autor, Tarcísio Sousa de Barros, o livro é um material para o dia a dia, mas que explica as questões teóricas e alguns fundamentos dos institutos do Direito Eleitoral. “O livro ainda possui diversos modelos de petições que os advogados e as advogadas poderão utilizar no Direito Eleitoral, além de uma dedicatória a três advogados piauienses que me inspiram na militância diária: José Maria de Araújo Costa, Valdílio Falcão Filho e José Moacy Leal (in memoriam). Vale a pena conferir”, indicou.

O autor revelou ainda que o livro tem como público alvo: advogados(as), políticos(as), contadores(as), marqueteiros(as) e estudantes.

Quando questionado sobre a relevância da sua obra no atual cenário político brasileiro, Tarcísio Sousa declarou que ”O livro é importante por conseguir associar relevantes questões teóricas com a prática do cotidiano daquele ator que vivencia um período de eleição”.

Tarcísio Sousa comentou sobre suas perspectivas para as eleições municipais de 2020. ‘”Ao que tudo indica o prazo para a realização de outubro está mantido, então é bem provável que as eleições ocorram em outubro, o Tribunal Eleitoral já sinalizou algumas vezes neste sentido, no entanto continuam as discussões e há a possibilidade de mudanças. Se as eleições forem adiadas realmente, a grande probabilidade é que sejam para dezembro, é bem improvável que ocorra eleição em 2021, mas também é possível”, declarou Tarcísio.

Também relatou sobre a possibilidade de unificação das eleições em 2022. “É praticamente já descartado a unificação dos mandatos com eleição única para todos os mandatos em 2022, a maior parte dos atores do processo eleitoral… é contrária a unificação em 2022. Tem uma corrente minoritária que planeja a unificação das eleições em 2022, porém é pouco provável” declarou Tarcísio Sousa.

Por fim o autor destacou os pontos mais importantes da obra recém lançada, com destaque para a sua vasta experiência prática e acadêmica em eleições. “Já tenho especialização e mestrado em Direito, este é o meu terceiro livro só sobre eleições diretamente…tenho muitos artigos científicos no Direito Constitucional, no Direito Eleitoral, inclusive um capítulo de livro organizado pelo Ministro Luiz Fux.  Além da minha experiência como professor, já tenho 3 anos dando aula em graduação e pós-graduação. Eu acredito que consigo no livro associar a experiência da advocacia, com a experiência da academia, com a experiência da docência. Certamente a minha experiência do Direito Eleitoral é o ponto mais relevante do livro”, declarou Tarcísio Sousa.

Tarcísio Sousa de Barros possui Mestrado em Direito pela UFMG; é professor da graduação em Direito da UniFACID Wyden e da pós-graduação em Direito da Escola da ALEPI, além de larga experiência na prática do Direito Eleitoral. Atualmente é Vice-Diretor da ESA Piauí.

A obra pode ser adquirida diretamente com o autor, por meio do instagram: @sousadebarrosadv ou do WhatsApp: (86) 9 9944-7336.


ASCOM OAB/PI

Veja Também

OAB Piauí participa de Audiência para discutir sobre a redução de salário dos servidores municipais da saúde

A OAB Piauí, por meio do Presidente da Comissão de Direito da Saúde, Williams Cardec, …