quinta-feira , janeiro 28 2021

Acadêmicos de Nutrição desenvolvem ações sociais na Nova Ceasa

Alunos de Nutrição estão promovendo diversas atividades com ênfase no reaproveitamento integral de alimentos na Nova Ceasa. As ações fazem parte do estágio de nutrição social implantado pelo curso de Nutrição do Centro Universitário Uninovafapi, realizado no Banco de Alimentos da Central de Abastecimento.

Durante os meses de fevereiro e março, permissionários e clientes, além de crianças assistidas pelo Centro de Recreação Infantil da Nova Ceasa, receberam diversas orientações por meio de oficinas, capacitações e rodas de conversa.

Estudante do 7° período de Nutrição, Laila Morais participou da primeira turma de estágio e relata que os acadêmicos receberam todo o suporte para desenvolvimento das atividades voltadas para a alimentação saudável. “Foi uma experiência maravilhosa. Primeiro porque fomos a primeira turma em contato com este campo de estágio. Lá eles deram todo o suporte em questão de materiais para elaboração das atividades”, conta.

As crianças do Centro de Recreação Infantil tiveram contato com frutas e verduras in natura e receberam avaliação nutricional. Os futuros nutricionistas também mostraram a elas os malefícios dos alimentos ultraprocessados. “Em uma roda de conversa com os pais também tiramos as dúvidas em relação à alimentação dos filhos. No final, percebemos uma adesão muito boa por parte das crianças e dos pais em relação à diversidade de frutas e verduras”, afirma a estudante.

As atividades do estágio social na Nova Ceasa contribuíram ativamente para o aumento na quantidade de alimentos doados e redução do desperdício. O Banco de Alimentos da Central de Abastecimento do Piauí (Nova Ceasa), projeto social que permite o combate à fome e o desperdício de alimentos no Estado, assiste atualmente 22 entidades sociais.  “O desperdício na Nova Ceasa ainda é muito grande. Por isso, neste estágio tentamos ao máximo chamar a atenção dos permissionários para a importância da doação dos alimentos e conseguimos repassar isso”, pontua Laila.

A professora do curso de Nutrição do Uninovafapi, Carmem Viana Ramos, explica que o Banco de Alimentos é um dos campos do estágio curricular do curso. “Nesse estágio, os alunos desenvolvem ações voltadas para promoção da alimentação saudável alinhadas às políticas públicas de saúde. Nesse caso específico no campo da segurança alimentar e nutricional”, explica.

O trabalho desenvolvido no estágio também foi muito reconhecido e o curso recebeu solicitações para desenvolver atividades semelhantes em comunidades e instituições filantrópicas. Encerrando o trabalho do primeiro grupo de estudantes, foi realizada uma oficina gastronômica. Uma nova turma dará continuidade às ações realizadas.

Fonte: Icone

Veja Também

Rússia vai pedir à Anvisa uso emergencial da vacina Sputnik V

Solicitação deve ser feita junto à parceira local para produção do imunizante contra covid-19, a …