Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quinta-feira, 3 set, 2026
quinta-feira, 3 set, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - OAB define agenda de projetos para ampliar capacitação e uso responsável da IA

DestaqueJurídico

OAB define agenda de projetos para ampliar capacitação e uso responsável da IA

Redação
Last updated: 09/07/2026 1:04 PM
Redação
Published: 09/07/2026
Share
4987e504 7bb9 4d1e a981 0ba6cf062ed3
SHARE

A Comissão Especial de Arbitragem da OAB Nacional definiu uma agenda de iniciativas voltadas ao fortalecimento da arbitragem no país. Entre os projetos que avançaram durante a reunião do colegiado estão um programa nacional de capacitação da advocacia, uma pesquisa sobre a publicidade de sentenças arbitrais, a elaboração de diretrizes para o uso da inteligência artificial e a publicação de uma obra coletiva.

Conduzido pelo vice-presidente da comissão, Lio Vicente Bocorny, o encontro consolidou o cronograma de trabalho dos grupos responsáveis por cada iniciativa, que deverão desenvolver estudos, materiais técnicos e ações de formação voltadas à advocacia.

A ampliação da capacitação em arbitragem está entre as prioridades do colegiado. A comissão trabalha na produção de vídeos curtos de caráter didático e entrevistas com especialistas, com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento e aproximar o tema de advogados de diferentes regiões do país e áreas de atuação.

Outra frente de atuação será uma pesquisa nacional sobre a publicidade das sentenças arbitrais. O grupo de trabalho responsável definiu a metodologia do levantamento, que ouvirá cerca de 50 câmaras arbitrais para mapear como essas instituições tratam a transparência de suas decisões. O estudo servirá de base para a elaboração de recomendações destinadas à advocacia.

A comissão também iniciou a estruturação de um relatório de boas práticas sobre o uso da inteligência artificial na arbitragem. O documento deverá reunir orientações voltadas a advogados, árbitros e instituições arbitrais, em sintonia com os debates promovidos pela OAB Nacional sobre os impactos das novas tecnologias no exercício profissional.

Também avançou a organização da obra coletiva da comissão, que já conta com a confirmação da maior parte dos autores e tem cronograma definido para o envio dos artigos. A publicação integra as ações previstas para as comemorações dos 30 anos da Lei de Arbitragem, que terão um encontro presencial da comissão em Brasília, previsto para setembro. A programação deverá contar ainda com a participação de representantes de entidades ligadas ao setor.

OAB-PI investe em nova estrutura de cabeamentos de internet para sala da Advocacia no TRT
Rodrigo Maia e Sérgio Moro trocam acusações em grupo do WhatsApp
OMS inclui vício em videogame em classificação internacional de doença
Após morte de advogados, OAB-GO se reúne com Polícia Civil e discute porte de arma para a categoria
Denúncias ambientais crescem 868% e acendem alerta no Brasil
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?