Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: IOF – Governo havia aprovado decreto Inconstitucional
Share
27/06/2025 3:12 PM
sexta-feira, 27 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueJurídico

IOF – Governo havia aprovado decreto Inconstitucional

Redação
Last updated: 26/06/2025 12:47 PM
Redação Published 26/06/2025
Share
forbes iof moedas 1024x683 1
SHARE

Em uma reação considerada histórica e rara no Legislativo brasileiro, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) a derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do IOF em operações de crédito, câmbio e seguro. Com 383 votos favoráveis e apenas 98 contrários, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 314/25) anula os efeitos do Decreto nº 12.466/2025, editado pelo presidente Lula para elevar a arrecadação federal. A medida segue agora para o Senado e representa um duro recado do Parlamento contra o uso do sistema tributário para fins arrecadatórios sem a devida autorização legislativa.

A decisão do Congresso foi embasada por críticas técnicas e jurídicas à medida do governo, que, segundo especialistas, teria distorcido a função do IOF, imposto de natureza regulatória, ao transformá-lo em instrumento fiscal. Para juristas, o decreto desrespeita a Constituição e configura desvio de finalidade.

“Decisão acertada do Congresso. Ao empregar o IOF como instrumento arrecadatório, o decreto fere a Constituição, que estabelece a função regulatória como fundamento para esse tipo de imposto. Trata-se de um claro desvio de finalidade que compromete a legalidade da medida”, afirma Mary Elbe Queiroz, presidente do Cenapret e Sócia do Queiroz Advogados.

Além da inconstitucionalidade apontada, a medida foi classificada como um abuso fiscal, com impactos negativos diretos sobre o ambiente de negócios. Estimativas indicavam que o aumento do IOF poderia gerar até R$ 10 bilhões em arrecadação extra, mas com alto custo para a economia real, especialmente em um cenário de crédito restrito e juros elevados.

“O aumento do IOF onera especialmente os setores produtivos, que já enfrentam dificuldades para acessar financiamento. Além disso, a insegurança jurídica provocada por medidas como essa afasta investimentos e compromete a confiança no ambiente de negócios”, complementa Queiroz.

Derrubada do decreto de IOF

Para o mercado, a derrubada do decreto trouxe alívio imediato, mas não elimina a tensão em torno do equilíbrio fiscal. O governo agora precisa apresentar alternativas para suprir a perda de arrecadação sem recorrer a manobras semelhantes, o que pressiona ainda mais a equipe econômica a buscar soluções estruturantes. Entre as possibilidades discutidas estão a antecipação de receitas com dividendos de estatais, recursos de petróleo e novos contingenciamentos orçamentários, todos eles sujeitos a resistência política.

O episódio também marca um ponto de inflexão na relação entre Executivo e Legislativo no campo tributário. Raramente o Congresso revoga atos presidenciais, e essa decisão amplia o debate sobre os “limites do poder regulamentar do governo e o papel do Parlamento na defesa da segurança jurídica”, ressalta. Mais do que um embate pontual, a votação expõe a necessidade de um novo pacto institucional para lidar com a crise fiscal sem comprometer a confiança dos agentes econômicos e o respeito às regras constitucionais.

Jovens advogados sugerem à OAB modernização de regras de publicidade

Emissora deve indenizar jovem erroneamente apontada como suspeita de homicídio

PGR arquiva inquérito contra governador de Santa Catarina, Carlos Moisés

MPF pede que TCE-PI fiscalize processos de seleção da Lei Aldir Blanc

Pedido de Nunes Marques adia decisão do STF sobre bloqueio de perfis por Bolsonaro na internet

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?