Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
sexta-feira, 5 jun, 2026
sexta-feira, 5 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - AMAPI empossa hoje (10) primeira mulher presidente

DestaqueJurídico

AMAPI empossa hoje (10) primeira mulher presidente

Redação
Last updated: 10/01/2025 9:24 AM
Redação
Published: 10/01/2025
Share
keylla ranyere
SHARE

A juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio marca um momento histórico no Judiciário piauiense ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI). A posse solene acontece nesta sexta-feira, 10 de janeiro, às 19 horas, no auditório do novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Para a juíza Keylla Ranyere, “é uma grande honra assumir o desafio de liderar a AMAPI em um momento de transformações e busca por maior representatividade e equidade de gênero na magistratura. Darei o meu melhor para reforçar o compromisso da instituição em seguir na busca por melhorias para a classe, como a garantia dos direitos remuneratórios, mas também na articulação visando otimizar a estrutura de trabalho, segurança do ambiente forense, saúde laboral, promoção da igualdade e a valorização dos magistrados e magistradas, tanto da ativa como para os(as) que estão no gozo da aposentadoria”, frisa.

A magistrada sucede o juiz Maurício Machado, que assumiu a função de Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, sob a direção do desembargador Aderson Nogueira, novo presidente do TJ-PI.

PERFIL

Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio é natural de Teresina(PI), oriunda da 1ª turma de bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Instituto Camilo Filho, em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Estado do Piauí/UFPI e em Gestão Judiciária pela FGV-Rio. Doutoranda em Ciências Criminais pela PUC/RS; Mestra em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

É facilitadora de círculos de Construção de Paz pela AJURIS, formadora da ENFAM, professora de cursos de pós-graduação, palestrante, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre gênero, direitos humanos e acesso à justiça da ENFAM.

Ocupou o cargo de coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJPI de 2021 a 2024.

Tem vários artigos publicados em revistas de circulação nacional e é autora do Livro “As Constelações Familiares e a autocomposição nos conflitos sucessórios”, publicado pela editora Lumen Juris em 2024.

É magistrada do TJPI desde 2002. Atuou em diversas comarcas e zonas eleitorais, tendo prolatado sentença paradigmática relacionada às cotas de gênero (candidaturas laranjas), em Valença do Piauí, contribuindo para a mudança da jurisprudência nacional a respeito da temática. Atualmente é titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Teresina(PI) e membra substituta de 2.º grau do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Foi 1ª vice-presidente da AMAPI na gestão 2019/2022 e na gestão atual exerceu o cargo de vice-presidente de Segurança, Qualidade de Vida e Saúde da instituição.

É cordelista amadora, mestra reikiana, filha do Sr. Osmar e da Dona Rosa, esposa do José Wellington Procópio e mãe da Heloísa e da Milena.

Em 2025, se torna a primeira mulher a assumir a Presidência da Associação dos Magistrados Piauienses.

Bolsonaro sanciona lei que cria programa de manutenção do emprego
Governo Federal reduz estimativa do salário mínimo para 2026
Comitiva da OAB-CE visita Central de Procedimentos Virtuais da Polícia Civil do Estado do Ceará
Novos dirigentes do TRF1 assumem em cerimônia elogiada pela OAB
MPF denuncia Wilson Witzel, esposa e mais 10 por organização criminosa.
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?