O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI), Leonardo Airton, participou de uma sessão especial no Senado Federal em homenagem aos 80 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). A celebração, solicitada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), destacou o papel da Confenen ao longo de oito décadas de contribuição significativa para a educação no Brasil.
Durante a sessão, foi ressaltada a importância da Confenen no desenvolvimento de políticas educacionais e sua atuação na defesa dos interesses dos estabelecimentos de ensino, colaborando com a melhoria da educação no país. A participação de Leonardo Airton reforça o compromisso do SINEPE-PI com a valorização da educação e o reconhecimento de instituições que trabalham pelo fortalecimento do setor.
Conforme o senador, desde sua criação, a entidade teve intensa participação na construção do arcabouço legal da área educacional. Arns destacou o trabalho de colaboração da Confenen com a Câmara dos Deputados e o Senado em temas relacionados à educação.
A pluralidade no ensino foi destacada pelo presidente da confederação, Paulino Delmar Pereira. Entre as principais bandeiras da Confenen, estão a defesa da liberdade de ensinar e aprender, o pluralismo educacional e a autonomia das instituições privadas em relação ao Estado. Para o presidente da entidade, a existência de escolas privadas ao lado das públicas é essencial para a promoção do direito fundamental à educação, contribuindo para a sustentação do regime democrático.