Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quinta-feira, 4 jun, 2026
quinta-feira, 4 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - Ministro Gilmar Mendes abre audiência pública sobre cursos de medicina

Destaque

Ministro Gilmar Mendes abre audiência pública sobre cursos de medicina

adm
Last updated: 17/10/2022 12:54 PM
adm
Published: 17/10/2022
Share
bancoImagemSco AP 495815
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (17), audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina. A audiência ocorre na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF. Crédito para a foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
SHARE

Evento ocorre ao longo desta segunda-feira (17) e conta com transmissão ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no Youtube.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou na manhã desta segunda-feira (17) a audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina. Na abertura do evento, realizado na sala de sessões da Primeira Turma, ele explicou que objetivo do encontro é obter “subsídios técnicos e fáticos” acerca da política pública instituída pela Lei 12.871/2013 (Programa Mais Médicos), especialmente sobre os impactos que o chamamento público acarreta na oferta, distribuição e qualidade dos médicos do Brasil.

O chamamento público é um procedimento feito pela administração pública para selecionar parcerias para executar atividades ou projetos que tenham interesse geral. No caso dos cursos de Medicina, ele está previsto no artigo 3º da Lei 12.871/2013, sob a responsabilidade do Ministério da Educação.

A audiência foi convocada pelo ministro no âmbito de duas ações sobre o tema, das quais ele é relator: a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187. Na ADC, a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) defende a exigência do chamamento público. Na ADI, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) sustenta que a medida favorece grandes grupos e viola a autonomia universitária, entre outros princípios.

Segundo o relator, audiência pública discutirá as seguintes questões: a oferta de médicos no Brasil, sua evolução e distribuição no território nacional; os recursos essenciais para o funcionamento adequado de cursos de graduação em medicina; o impacto da política pública estruturada pelo artigo 3° da Lei 12.871/2013, especialmente do requisito prévio do chamamento público na distribuição regional de médicos e na formação médica brasileira; a dinâmica do mercado de cursos de graduação em medicina, bem como sua estrutura concorrencial e barreiras à entrada e, por fim, a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) no enfrentamento de decisões liminares, em sentido amplo, na matéria em questão.

Ao abrir o evento, o ministro lembrou a audiência pública permite a abertura do STF a contribuições da sociedade civil, ampliando e aprofundando o conhecimento técnico necessário para adequar a solução da matéria em debate. “Para além do aspecto técnico, portanto, ressalto o caráter democrático do instrumento”, afirmou.

Confira a lista dos expositores.

A audiência pode ser assistida pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no Youtube.

Foto: Ascom STF 

Divulgação 

bancoImagemSco AP 495815
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (17), audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina.
A audiência ocorre na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.
Crédito para a foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

 

Fonte: STF

Covid-19: OAB repudia violência por parte da PM para prender empresário
Jovem negro condenado a prisão perpétua por tráfico é libertado nos EUA
Caso Mari Ferrer: MPSC afirma que vídeo da audiência foi editado e manipulado
STF realiza sessão de encerramento do Ano Judiciário nesta terça-feira (19)
Defensoria Pública conta com brinquedoteca para acolhimento dos filhos das pessoas assistidas
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?