Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quinta-feira, 4 jun, 2026
quinta-feira, 4 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - Coordenadores de Acessibilidade são treinados para atuarem nas Eleições 2022

Destaque

Coordenadores de Acessibilidade são treinados para atuarem nas Eleições 2022

adm
Last updated: 19/09/2022 11:30 AM
adm
Published: 19/09/2022
Share
48ecbb62 a667 41e7 b1aa 7db5bf549d68.jpeg
SHARE

O TRE-PI está treinando eleitoras e eleitores para atuarem como coordenadoras/coordenadores de acessibilidade, em todos os mais de 3.500 locais de votação em todo o Estado.

A função dessas/desses colaboradores e colaboradoras da Justiça Eleitoral será de auxiliar pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção a chegarem até a sua seção eleitoral e votarem com mais comodidade, além de prestar esclarecimentos sobre as funcionalidades de acessibilidade disponíveis na urna eletrônica, como alfabeto em braile, fone de ouvido e intérprete de libras na tela da urna, além do direito de ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação, caso seja impossível ou penoso a digitação dos números de seus candidatos/candidatas na urna.

Assim como as mesárias e os mesários, as/os coordenadores/coordenadoras de acessibilidade precisam ter 18 anos ou mais, e não podem ser candidatas/candidatos ou parentes dos postulantes a cargo público, e nem que façam parte de diretórios de partido político que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; nem pertencerem ao serviço eleitoral.

Não é necessário ter uma formação específica. Todas/todos as/os convocados/convocadas para atuar como Coordenadora/Coordenador de Acessibilidade estão recebendo um guia com orientações para o exercício da função.

Quem atuar nessa função, a exemplo das mesárias e dos mesários, também vai ter direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento e receberá auxílio-alimentação.

É importante ressaltar que a inscrição para coordenadores de acessibilidade é diferente da inscrição para mesário, ou seja, quem se inscreveu como mesário voluntário mas não foi convocado para atuar nessa função e quiser ser coordenador de acessibilidade precisa procurar a sua zona eleitoral.

A acessibilidade é mais uma iniciativa da Justiça Eleitoral para assegurar a todas as eleitoras e a todos os eleitores as condições adequadas para o exercício do direito ao voto.

Fonte: Texto adaptado a partir de matéria do TRE-MG e com informações da Seção de Orientações às Zonas Eleitorais, Inspeção e Correições – SEOZIC/TRE-PI

Foto: Cartório da 14ª Zona Eleitoral – Uruçuí

Foto: Ascom TRE-PI 

Divulgação 

48ecbb62 a667 41e7 b1aa 7db5bf549d68.jpeg

Treinamento para eleitores

 

Fonte: TRE-PI

MPF investiga Jovem Pan por incentivar atos antidemocráticos
MPF se manifesta contra proposta que pode privatizar acesso a praias
Falsificação durante crise de saúde justifica majoração da pena, diz TJ-SP
Plano de saúde deve custear fertilização in vitro de paciente, decide TJ-SP
Pela 1ª vez, Moraes vota por absolver réu envolvido no 8 de janeiro
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?