Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: AGU: reeleição no Senado e Câmara deve ser definida pelas Casas
Share
03/07/2025 6:45 AM
quinta-feira, 3 jul, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

AGU: reeleição no Senado e Câmara deve ser definida pelas Casas

adm
Last updated: 16/09/2020 1:46 PM
adm Published 16/09/2020
Share
maia
SHARE

Advocacia-Geral da União defende que reeleição das Mesas, e portanto da Presidência, deve ser decidida internamento pelo Congresso

A Advocacia-Geral da União enviou nesta quarta-feira (16) uma nota para esclarecer a sua posição sobre a ação de incostitucionalidade que pede posicionamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado.

A ação foi impetrada pelo PTB para impedir a recondução de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ)  às presidências do Senado e da Câmara, respectivamente.  A regra atual não permite a reeleição do mandato de dois anos na mesma legislatura. As eleições são no início de fevereiro e, nos bastidores, Alcolumbre articula para ser reconduzido. Maia tem apoio para eventual recondução, mas afirma que não trabalhará para isso.

Na nota, a AGU explica que a decisão é “interna corporis”, ou seja, deve ser tomadas pelas próprias casas parlamentares, apesar de a Constituição “não esgotar as possibilidades de recondução”.

Leia abaixo a íntegra da nota

NOTA À IMPRENSA

Em sua manifestação na ADI 6524, cumprindo o papel constitucional de curador da presunção da constitucionalidade das leis (art. 103, par. 3o., da Constituição), o Advogado-Geral da União defende a constitucionalidade das normas regimentais do Senado e da Câmara impugnadas.

A seguir, destaca que, segundo o próprio STF, a Constituição não esgota as possibilidades de recondução.

Portanto, para além disso, sem entrar em nenhum caso concreto, como é próprio a uma Ação Direta, o que cabe é decisão “interna corporis” das Casas parlamentares.

A AGU é absolutamente respeitosa à autonomia de cada uma das Casas.

Assessoria de Comunicação da AGU

Empresa não terá de indenizar 44 empregados dispensados de uma vez

STF: Marco Aurélio diz que MP 927 visou preservar empregos e mantém validade da norma

CFOAB: Câmaras analisam 99 processos em sessões virtuais extraordinárias

Advocacia recebe apoio da deputada Julia Zanatta sobre PEC da sustentação oral

PGR volta atrás de arquivamento de inquérito de Renan dois dias após senador apresentar relatório da CPI da Covid

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?