iFood faz primeira entrega com drone na fase de testes

Teste do iFood é iniciado em Campinas, no interior de São Paulo, e diminui tempo de entrega em trechos de 12 para 2 minutos

Nesta semana, a empresa de entregas de comida iFood realizou a primeira entrega com drone, a iniciativa faz parte ainda de uma série de testes. Após o o aval da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) para voos experimentais com drones, a empresa realiza as testagens na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

O drone sai com o pedido de até dois quilos de um “droneporte”, um ponto no qual um operador coloca o pedido no equipamento, e vai até outro ponto para que a entrega seja finalizada por um motoboy ou outro entregador.

Segundo Roberto Gandolfo, vice-presidente de logística do iFood, a intenção é diminuir o tempo da rota de 12 para 2 minutos. Assim, o cliente não retira o pedido diretamente do drone e toda a operação é acompanhada por um ser humano, mesmo que remotamente em um trecho.

Equipamento

De acordo com uma reportagem exibida no Fantástico, a aeronave projetada pela empresa Speedbird tem 1,5 metro de altura e 1,20 de largura, seis motores, dois aparelhos de GPS funciona com tecnologia 4G. O equipamento chega a voar com velocidade de 32 km/h.

Expansão

Há um mês quando o iFood anunciou o início do uso do drone, a empresa afirmou ter escolhido Campinas pelo alto volume de pedidos e proximidade com a sede em Osasco. Apesar de buscar atender rapidamente outras regiões ainda não há divulgação das próximas cidades.

Exame

Veja Também

Nova fábrica vai suprir demanda por medicamento para hemofilia

Planta da Hemobrás é inaugurada por Lula, em Pernambuco O governo federal inaugurou nesta quinta-feira …