Liderança é essencial para mudança na carreira

Conversamos com Ana Karina da Silva Souza, consultora do Sebrae e voluntária em um programa que realiza treinamentos de liderança, sobre o tema. E o que surpreende é saber que, mesmo tendo grande potencial, a maioria das pessoas não consegue utilizar isso para o impulsionamento da carreira profissional. Resultado: Estagnação, descontentamento, tédio. Mudar essa realidade passa por construir a liderança que existe em cada um. Confira a entrevista.

Direito Hoje- Dizem que a esperança é um combustível que tem que ser reabastecido diariamente. Os treinamentos conseguem fazer com que uma pessoa permaneça inspirada por muito tempo?

Ana Karina – Sim, se o treinamento em questão tiver uma metodologia com foco para o desenvolvimento da pessoa. No caso do Liderança Na Prática, além das ferramentas, há o salto, período de cerca de um mês entre módulos, o participante realizará um desafio no qual irá colocar tudo que aprendeu na prática, “mão na massa”.

DH – Acreditam que muitas pessoas ficam em situação ruim por deixarem passar oportunidades?

AK – Sim se essa situação ruim significar insatisfação, pois de cada 10 profissionais brasileiros, 7 estão insatisfeitos com seu trabalho, segundo pesquisa IPOM 2015.

DH – O que vocês classificam como oportunidade?

AK- Ter um sonho grande e ir em busca dele, ser protagonista de sua vida, aplicar todo conhecimento na realização dos seus projetos, conectar-se com gente boa, pessoas que compartilham dos mesmos valores e te possibilitem fazer mais e deixar um legado, sua marca.

DH- Rede de contatos é essencial para a busca do sucesso?

AK – É uma das estratégias importante, conhecer pessoas e ser conhecido, compartilhar experiências e aprender com isso.

DH- O que é autoliderança?

AK – Ser protagonista de sua carreira profissional, de suas decisões, de sua vida

DH – E quando não se tem um objetivo definido? Como proceder?

AK – Descobrir-se, estar engajado em movimentos ou grupos que irão possibilitar ganhos como conhecimento, aprendizado, relacionamentos confiáveis e estimulantes, desafios capazes de promover uma clareza do seu potencial.

DH- Qual o maior desafio para os futuros profissionais?

AK -Conhecer seu próprio potencial, seu objetivo, e saber como fazer isso virar realidade,
concretizando seus sonhos e projetos.

Veja Também

Pesquisa aponta melhores condições para trabalhadores com ensino superior

Para a grande maioria estudantes brasileiros, a graduação é um importante diferencial para o mercado …