Nutricionistas do Restaurante Universitário da UFPI desenvolvem material de orientação nutricional para alimentação durante a pandemia do Covid-19

A alimentação é uma área essencial da vida e, portanto, deve ser realizada com cuidado e de maneira saudável. Durante a pandemia atual do novo coronavírus (Covid-19), muitos cuidados são intensificados, inclusive no que diz respeito à alimentação, seja para prevenção ou combate à doença causada pelo vírus.

Pensando nisso, uma equipe de nutricionistas do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu um material de instrução nutricional para a prática da alimentação saudável especificamente para tempos de pandemia. A ideia do projeto surgiu do Comitê Gestor de Crise da Praec com o intuito orientar a população para o enfrentamento a covid-19.

O projeto levou apenas uma semana para ser concluído e contou ainda com o apoio da Coordenadoria de Nutrição e Dietética.

A nutricionista de produção Edilayane Sena, também integrante da equipe, destaca a importância do projeto para a educação alimentar da população e também para o combate às Fake News, uma vez que já foram divulgadas informações falsas relacionando certos tipos de alimentos à capacidade curativa do coronavírus.

“Essas orientações foram feitas com intuito de alertar a população que a alimentação saudável é primordial para a manutenção da saúde, bem como para o fortalecimento do nosso sistema imunológico. O material alerta também para o cuidado com as Fake News, já que não existe até o momento nenhum alimento ou nutriente comprovado cientificamente que possa evitar ou curar a covid-19”, afirma.

Além da nutricionista Edilayane Sena, fizeram parte da elaboração e desenvolvimento do projeto a Me. Sueli Lima, coordenadora de Nutrição e Dietética, a Dr.ª Camila Revoredo, chefe da Divisão de Produção do RU e as nutricionistas de produção Ana Cláudia C. Moura e Meiryangela Sousa da Silva.

Dentre as recomendações nutricionais do material, estão:

  • Preferência para alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Manter-se sempre hidratando;
  • Manter a higienização de alimentos e embalagens em casa;
  • Preferir alimentos preparados em casa;
  • Evitar ao máximo as idas ao supermercado;
  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como pratos e talheres.

Vida saudável só é possível com uma alimentação saudável. Então, cuide-se, especialmente durante o momento atual com a pandemia do Covid-19. Baixe gratuitamente o material de instrução nutricional da UFPI e desenvolva hábitos alimentares saudáveis durante e após esta fase.

Clique aqui e tenha acesso ao material na íntegra.

UFPI

Veja Também

Saiba as diferenças entre o vírus sincicial respiratório e a influenza

Casos das duas doenças têm crescido no Brasil nas últimas semanas Com sintomas parecidos, os …