Senado: Comissão aprova isenção da taxa de emissão de passaporte para estudantes carentes

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o PL 861/19. O projeto isenta, do pagamento de taxas de emissão de passaportes e demais documentos de viagem, os estudantes brasileiros de baixa renda que comprovadamente requeiram esses documentos para realizar, no exterior, atividade de ensino, pesquisa ou extensão.

A proposta original, apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, isentava todos os estudantes do pagamento de taxas de transporte e outros documentos de viagem.

De acordo com ele, o objetivo do projeto era reduzir os custos de saída do país para os estudantes que quiserem aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior. “Sabe-se que o custo para a emissão do passaporte brasileiro é um dos mais altos do mundo, tendo recentemente sofrido um substancial aumento de 65%”, justificou o senador.

Segundo o parlamentar, uma das formas de melhorar a qualidade da educação do país é o envio de estudantes brasileiros ao exterior para aprimorar sua qualificação, através de cursos e pesquisas, e posteriormente retornar ao Brasil com a experiência adquirida.

O senador Styvenson Valentim, relator na CE, ressaltou a importância do projeto, contudo, apresentou emenda para limitar o benefício aos estudantes comprovadamente carentes. Para ele, “não parece razoável que a coletividade arque com os custos da emissão de passaportes e de outros documentos de viagem dos respectivos requerentes que tenham condições financeiras para pagar os encargos pertinentes, mesmo que sob motivação de viagem de natureza acadêmica”.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos.

Migalhas

Veja Também

Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h

Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato O Ministério da Gestão …