51 Faculdades de Direito com maior taxa de aprovação no exame da OAB, segundo o RUF

A edição do Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, do jornal Folha de S.Paulo, foi divulgada em outubro e contou com um novo critério para avaliação dos cursos de Direito: taxa de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exigência para que um advogado possa exercer a profissão no país.

O resultado dessa primeira vez em que foi utilizado o desempenho na prova mostra que uma pequena minoria de instituições aprovou mais da metade de seus alunos. Somente 51 faculdades de Direito tiveram mais de 50% de aprovação no exame. Esse número representa 5,7% do total de 897 instituições que contaram com estudantes e egressos prestando o exame entre 2015 e 2017, segundo o RUF.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) é a que apresenta a maior taxa, com 74,06% dos alunos aprovados no exame. Entre as dez primeiras no ranking, apenas uma é privada: a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Faculdade Getúlio Vargas (FGV-Rio). Três universidades do Nordeste brasileiro estão no Top 10.

Veja as 10 universidades com maior taxa de aprovação na OAB, segundo RUF

Entre as 51 com mais da metade de alunos aprovados no exame, onze são universidades privadas. As outras 40 são instituições públicas estaduais ou federais.

Segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), a graduação de Direito é a que conta com mais cursos espalhados pelo Brasil. Segundo o RUF, 80% das instituições que tiveram ex-alunos que prestaram a prova apresentaram taxa de aprovação inferior a 25% (721 das 897 faculdades).

Direito News

Veja Também

Prouni, Fies e Sisu já possuem cronograma para o 2º semestre

Os prazos de inscrições para processos seletivos do MEC já foram definidos. O Ministério da …