O último dia da XIX Semana Institucional promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Ejud-22/TRT-22), realizado na manhã desta sexta-feira (2/9), trouxe a palestra “A reforma trabalhista no Brasil e na Espanha: Reflexões Críticas e Perspectivas”, com a desembargadora do TRT-3 (Minas Gerais), Rosemary Afonso; e a palestra “Só tem compaixão quem já esteve no lugar do outro: você pratica a solidariedade?”, com o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar.
Durante a abordagem, a desembargadora do TRT-3 ponderou acerca do futuro sobre Reforma Trabalhista no Brasil e na Espanha. “Essa visão se dá pela análise de outros países que têm origem e estrutura jurídica semelhante à nossa e, ali, a gente vê o que é diferente, o que é igual e onde podemos melhorar em termos de avanços”, explicou Rosemary Afonso.
Magistrados do TRT-22 e os palestrantes Rosemary Afonso e Fabrício Carpinejar
Em seguida, o escritor, autor de mais de 30 livros e ganhador do tradicional Prêmio Literário Jabuti Fabrício Carpinejar emocionou a plateia com reflexões sobre compaixão, partilha, relações familiares e tempo. “O que eu desejo pra quem assistiu à palestra é que já saia ligando para os pais e não perca mais tempo”, afirmou.
E é justamente o que o juiz do trabalho e autor de livros João Luiz da Rocha Nascimento pretende fazer ao reencontrar os familiares. “De todos os assuntos abordados, o que mais me marcou foi a questão do tempo. Todos temos esse defeito de argumentar que não temos tempo para ver nosso pai, mãe e parentes. É algo que pretendo mudar. Essa palestra renutriu nossa alma”, disse.
A autônoma Márcia Fernandes também participou do encontro. Em 2021, ela perdeu a filha, Lara, de 25 anos de idade, devido à Covid-19. “Aos 8 anos de idade minha filha precisou de transplante de rins e recebeu o órgão do pai. Durante os demais 17 anos de sua existência, Lara viveu intensamente e vivemos intensamente todas as experiências com ela. Assistir a essa palestra me fez refletir sobre a sensação de dever cumprido e a saudade será apenas daquilo que não poderemos viver no futuro”, pontuou.
Autônoma Márcia Fernandes participou da palestra sobre solidariedade.
Fotos: Ascom TRT-22
Divulgação
Fonte: TRT-22