A Volkswagen e a Scania se juntaram à lista de empresas que estão boicotando a Rússia e anunciaram a suspensão das operações no país. A decisão foi tomada como forma de pressionar o governo de Vladimir Putin a encerrar a guerra contra a Ucrânia.
Segundo o Grupo Volkswagen, o Conselho de Administração da empresa decidiu interromper a produção de veículos nas fábricas das cidades Kaluga e Nizhny Novgorod até segunda ordem. As exportações de veículos para o país também pararão.
Já a Scania informou que suas decisões são orientadas por valores “referentes à democracia, livre comércio, direitos humanos e respeito pelo indivíduo” e que está monitorando de perto a situação. Desde a semana passada, a empresa interrompeu a entrega de caminhões e peças de reposição para a Rússia.
Boicote mundial
Outras montadoras, como Volvo, Toyota e Ford também paralisaram as operações e vendas para os russos. As petroleiras Shell, BP e Exxon se uniram ao boicote e até gigantes como a Apple, Google, Meta, Spotify e Netflix suspenderam os serviços.
Nesta quinta-feira (3), o Grupo Diageo, fabricante da vodca Smirnoff e Guiness, informou que interrompeu as exportações para a Rússia.
A lista com todas as empresas que cortaram relações com o país, até o momento, pode ser vista aqui.
Fonte: Yahoo