quarta-feira , setembro 30 2020

TRE PI solicita aumento de urnas no estado

O Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) após a solenidade de posse do Ministro Luiz Fux como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permaneceu em Brasília-DF onde, juntamente com os demais presidentes dos TREs, participou de uma reunião dirigida pelo novo presidente do TSE para discutir os desafios e metas das eleições deste ano.

Segundo Assessoria de Comunicação do TSE, ao conceder entrevista aos jornalistas presentes no final da reunião o novo presidente do TSE informou que o objetivo principal da reunião foi uniformizar os procedimentos jurisdicionais e administrativos da Justiça Eleitoral. “Combinamos que vamos fixar teses jurídicas para que os TREs filtrem os casos que vão remeter ao TSE para que nós não fiquemos comprometidos em decidir questões que eles podem resolver na própria instância jurídica”, disse o presidente aos jornalistas.

Uma das propostas apresentadas pelo ministro Luiz Fux é que as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), ligadas aos TREs, promovam cursos sobre eleições e política voltados para os jovens de cada localidade. Na opinião do ministro, esse é um investimento na formação do futuro do país, uma vez que os jovens serão os “políticos do amanhã”. Esses cursos podem contar com a parceria de acadêmicos e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em cada região.

Reivindicações

O ministro Luiz Fux também ouviu dos presidentes de TREs reivindicações sobre temas diversos, como biometria e rezoneamento eleitoral. Um dos pedidos foi no sentido de aumentar o número de urnas para o Piauí, considerando o remanejamento de zonas eleitorais no estado.

“Vamos canalizar tudo o que eles pretendem e atender sempre que possível. Mas eles entendem que temos restrições orçamentárias e que nem tudo poderá ser atendido”, declarou o presidente do TSE.

Fonte: TSE

Veja Também

A nova e tecnológica realidade do Direito

Com Inteligência Artificial, programação e audiências virtuais, o novo mercado do direito tem transformado a …