Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: TJ-MG diminui honorários de advogada dativa com base em tabela
Share
14/06/2025 2:41 PM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

TJ-MG diminui honorários de advogada dativa com base em tabela

adm
Last updated: 10/03/2022 8:53 AM
adm Published 10/03/2022
Share
advogado escritorio advocacia banca1
SHARE

Devido à inconformidade com a tabela de honorários do estado, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais reduziu os honorários de uma advogada dativa — ou seja, que prestou serviços de assistência jurídica na ausência da Defensoria Pública.

O TJ-MG também determinou o cálculo da correção monetária com base no índice nacional de preços ao consumidor amplo especial (IPCA-E) a partir da data do trânsito em julgado da sentença, bem como a incidência dos juros de mora pelos índices da caderneta de poupança, a partir da citação.

A advoada foi nomeada como defensora dativa pela 3ª Vara Cível de Araguari (MG), para atuar em uma audiência preliminar e acompanhar o réu na aceitação de uma transação penal. Na sentença, foram fixados honorários advocatícios no valor de R$ 700. Em recurso, o governo de Minas Gerais pediu a redução da quantia.

Na segunda instância, prevaleceu o voto do desembargador Maurício Torres Soares. Ele ressaltou que, conforme precedente da corte, é “obrigatória e vinculante” a utilização da tabela de honorários estabelecida pelo convênio entre o TJ-MG, a Advocacia-Geral estadual (AGE-MG) e a seccional mineira da OAB. “No entanto, o Juízo a quo fixou os honorários sem que fosse observado o valor atribuído pela tabela”, explicou.

Clique aqui para ler o acórdão
0108211-66.2015.8.13.0035

Fonte: Consultor Jurídico

Comissão do Tribunal do Júri da OAB Piauí discute ações para o segundo semestre

Plano nacional para fomento à leitura em prisões é lançado em evento no RJ

Narrativa golpista levou aos atos de 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF

Cúpula da PM do Distrito Federal é alvo de operação da Polícia Federal

Meu filho completou 18 anos, posso parar de pagar a pensão alimentícia ?

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?