No manual disponibilizado aos lojistas associados, o Sindilojas apresenta orientações e protocolos de segurança que deverão ser utilizados na retomada gradual.
Com a primeira etapa da fase 2 de reabertura gradual da economia em Teresina, que está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (27), o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) elaborou um manual com orientações de medidas sanitárias baseadas em órgãos oficiais de saúde. O setor está com as atividades paralisadas na Capital desde o dia 21 de março deste ano em decorrência da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
No manual disponibilizado aos lojistas associados, o Sindilojas apresenta orientações e protocolos de segurança que deverão ser utilizados na retomada gradual. Além das orientações, foram disponibilizados também peças informativas para serem dispostas nas vitrines, nos caixas e nos ambientes de circulação dos clientes.
Dentre as medidas que devem ser adotadas durante todo o expediente de trabalho está o uso obrigatório de máscaras de proteção individual e higienização regular das mãos com álcool em gel 70%. Para que os atendimentos aconteçam de forma segura dentro dos estabelecimentos comerciais, as lojas deverão disponibilizar álcool em gel na entrada e no balcão do caixa para que os clientes façam a higienização correta das mãos.
Cuidados dos estabelecimentos
– Sinalização no chão com fita adesiva para indicar o distanciamento mínimo entre as pessoas;
– O sistema de ar-condicionado deverá estar desligado e as portas dos estabelecimentos abertas;
– Lojas com elevadores deverão funcionar com 1/3 da sua capacidade;
– Os provadores devem ser higienizados após a utilização;
– As roupas ao serem usadas devem passar por um processo de vaporização e somente após 24 horas deverão retornar para as vitrines;
– As máquinas de cartão deverão estar protegidas com filme PVC e higienizadas com álcool 70%, antes e depois de serem utilizadas;
– Após a saída do cliente, o balcão e as superfícies da loja devem ser limpos com álcool;
Medidas que devem ser adotadas pelos colaboradores
– Os cabelos deverão estar presos, e se possível devem ser lavados todo os dias como medida de prevenção;
– Manter as unhas cortadas e sem esmaltes, com o objetivo de facilitar a higienização das mãos;
– Celulares de uso pessoal devem ficar guardados durante o expediente, uma vez que os smartphones acumulam fungos, bactérias e vírus.
Confira as fases de reabertura do Comércio
A primeira etapa da Fase 2 está marcada para começar no dia 27 de julho, quando poderão funcionar o comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, como eletrodomésticos, além de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas.
- Foto: Lucas Dias/GP1
Lojas fechadas
Já na segunda etapa da Fase 2, que terá início a partir do dia 03 de agosto, estarão autorizados a abrir shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários. Também podem funcionar serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos.
Os estabelecimentos comerciais e empresariais localizados no interior de centros comerciais e shoppings terão seu retorno conforme cronograma e nível de restrição de cada uma de suas atividades. Os shoppings deverão obter licença prévia específica da Vigilância Sanitária do Município de Teresina.
Gp1