Sebrae realiza Curso de Preparo da Cajuína

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizou o curso Preparo da Cajuína, em Teresina. O treinamento é ministrado pelo consultor da instituição, Lenildo Lima, que é também presidente da Câmara Setorial do Caju no Piauí e da Cooperativa de Cajucultores do Estado do Piauí, Cajuespi.

“O objetivo desse curso é capacitar produtores de caju e outros empreendedores no preparo da bebida mais piauiense, que é a cajuína”, afirma o analista do Sebrae no Piauí, Robert Ferreira.

Durante o curso, também serão abordados assuntos como mercado, concorrência e nível de consumo da cajuína.

Bruna Alencar, que é uma das participantes do treinamento, ressalta a importância do curso para aprimorar as técnicas de preparo da cajuína. “É sempre muito importante obter novas informações. Embora eu já saiba como fazer a cajuína e já tenha participado de vários eventos do Sebrae, é sempre válida a troca de experiências e o acesso a novas técnicas”, pontua a empresária, proprietária da Cajuína Brasucos.

Lenildo faz uma análise positiva sobre o mercado de consumo da cajuína. “O mercado da cajuína vem aumentando desde 2009, quando realizamos o 1º Festival da Cajuína. O crescimento nesse período foi de aproximadamente 20% ao ano. Fazendo um comparativo, em 2009 nossa produção era de 400 mil garrafas. Hoje a produção chega a 1,3 milhão de garrafas. Isso demonstra que todo ano há um crescimento do consumo em todas as regiões do Estado”, destaca.

Sobre a questão de exportação da cajuína, o consultor do Sebrae afirma que já está trabalhando em projetos para exportar a bebida. “Tudo indica que no próximo ano já começaremos a exportar”, declara Lima.

A cajuína piauiense possui certificação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, além de Indicação Geográfica, IG, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI.

Fonte: Ascom

Veja Também

Banco Popular adota medidas de apoio aos microempreendedores frente à pandemia

O Banco Popular de Teresina (BP) está adotando medidas de apoio aos pequenos empreendedores que …