Roda de conversa sobre depressão integra ações de promoção da saúde mental na UFPI

Ações de promoção da saúde mental são desenvolvidas no âmbito UFPI por docentes que estudam, pesquisam e escrevem sobre a saúde mental do público estudantil. Na tarde de ontem (09), foi realizada uma roda de conversa sobre depressão na Praça da Coruja, localizada no Centro de Ciências da Educação (CCE), uma parceria do Projeto “Ser, Saber, Ouvir, Viver”, coordenado pela Profa. Dra. Márcia Astrês Fernandes, do Departamento de Enfermagem; e do Projeto Saúde Mental da Juventude Universitária, coordenado pela Profa. Dra. Filadélfia Carvalho de Sena, do Departamento de Filosofia e Educação; com a colaboração do Prof. Dr. Leonel Veloso Saraiva, médico psiquiatra, docente do Curso da Medicina e Coordenador da Residência Médica em Psiquiatria da UFPI.

O tema abordado na ocasião foi uma demanda dos estudantes que solicitaram a discussão acerca do tema, também debatido pela psicóloga convidada Dra. Milena Maria de Sousa Albuquerque, especialista em Saúde Mental.

“Importante se faz que se reflita sobre as ações voltadas a este grupo, compreendendo que, de acordo com a abordagem, é possível identificar e proporcionar cuidado direcionado a este público”, afirma a Profa. Filadélfia de Sena, que vem desenvolvendo ações com diferentes recortes metodológicos e epistemológicos de modo a Cuidar das Juventudes.

A docente realiza Escuta Individual e também atividades coletivas como as Oficinas do Cuidar, as Conversas na Praça sobre saúde mental em parceria com o coletivo AFRONTE, reflexões e produções acadêmicas no Grupo de Estudo “Boca da Noite” que pesquisam sobre saúde, identidade, saúde mental.

Fonte: UFPI

Veja Também

Ministério de Saúde já prevê aumento nas internações por covid em setembro

Segundo o Ministério da Saúde, há uma possibilidade de alta nos casos de covid-19 no …