O Projeto “Reconstruindo laços na saúde”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, foi apresentado, nesta quinta-feira (29), ao consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti.
A apresentação foi realizada pelo promotor de Justiça Eny Pontes, na sede do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), em Teresina. O “Reconstruindo laços na saúde” objetiva viabilizar que crianças e adolescentes internados por longos períodos, em razão de doenças graves e crônicas, recebam cuidados adequados em ambientes mais acolhedores, seja por meio da estruturação do lar, com retorno ao convívio familiar, seja com a transferência para unidades de saúde em suas cidades de origem.

Durante a exibição do projeto, o promotor Eny Pontes, titular da 29ª PJ de Teresina, informou ao avaliador que as atividades do projeto tiveram início em 2018. Desde então, a 29ª PJ de Teresina monitora as crianças e adolescentes com doenças crônicas e longa permanência nas unidades de saúde.

Os trabalhos do Ministério Público nesse sentido já resultaram na desospitalização e na transferência de 14 crianças e adolescentes, que estão recebendo um tratamento mais digno, em suas residências ou mais próximos delas. Foram ainda disponibilizados 18 leitos de UTI: a taxa de ocupação baixou de 98%, em 2018, para 63%, em 2022.
A assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, promotora de Justiça Denise Aguiar, a diretora técnica do HILP, Leiva Moura, e servidores do MPPI e do hospital acompanharam a demonstração dos resultados do projeto.

Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare se dedica a reconhecer e disseminar práticas transformadoras desenvolvidas no sistema de Justiça do Brasil. Conforme o Instituto Innovare, a premiação é um reconhecimento para magistrados, promotores, defensores públicos e advogados que dão o melhor de seu conhecimento para tornar o Brasil um país melhor.
Este ano, o Prêmio chega à sua 20ª edição e tem como temática “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”.
Fotos:Ascom MPPI /Divulgação
Fonte:MPPI