O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realizou nesta quarta-feira (5), a posse solene do desembargador Antônio Soares dos Santos. A solenidade ocorreu no auditório multiuso do novo Palácio da Justiça, reunindo autoridades, magistrados, servidores e convidados para celebrar a ascensão do magistrado ao cargo de desembargador do Judiciário piauiense. Antônio Soares dos Santos foi eleito desembargador em 22 de janeiro de 2025, pelo critério de antiguidade, após uma longa e respeitada carreira na magistratura piauiense.
Em seu discurso, o presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira, destacou a trajetória exemplar do empossado: “O desembargador Antônio Soares tem uma carreira marcada pela dedicação e compromisso com a justiça. Sua experiência de quase quarenta anos na magistratura é um testemunho de sua competência e integridade, atributos que certamente enriquecerão ainda mais este Tribunal”, destacou o presidente.
Durante o evento, a desembargadora Lucicleide Pereira Belo falou em nome dos desembargadores, dando as boas-vindas ao novel desembargador. “Nascido em Amarante, o desembargador Antônio Soares teve uma infância e juventude marcadas pela dedicação e valores que o acompanham até hoje. Receba, desembargador, o nosso reconhecimento e gratidão. Você é um homem de fé inabalável, e é essa fé que o impulsiona a buscar o caminho reto e a prática do bem”, mencionou a desembargadora.
O novo desembargador Antônio Soares expressou gratidão e reafirmou seu compromisso com a justiça. “É uma honra assumir esta posição no Tribunal de Justiça do Piauí. Comprometo-me a continuar servindo com dedicação, buscando sempre a equidade e a justiça em todas as minhas decisões, honrando a confiança aqui depositada”, frisou.
PERFIL
Natural de Amarante – PI, Antônio Soares dos Santos é graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e especialista em Direito Penal e Processual. Atuou como juiz adjunto nas comarcas de São Miguel do Tapuio, Elizeu Martins e Francinópolis. Como juiz titular, atuou na comarca de Luiz Correia, Castelo do Piauí, Altos e Teresina. É, também, ex-membro da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).