Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: MPF e Senado firmam parceria para troca de tecnologia em dados telefônicos
Share
16/06/2025 3:16 AM
segunda-feira, 16 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueJurídico

MPF e Senado firmam parceria para troca de tecnologia em dados telefônicos

Redação
Last updated: 19/03/2025 2:48 PM
Redação Published 19/03/2025
Share
image preview
SHARE

O Ministério Público Federal (MPF) assinou, nesta terça-feira,(18), acordo de cooperação técnica com o Senado Federal para transferir a tecnologia para instalação e implementação da versão 2.0 do Sistema de Investigação de Registro Telefônicos e Telemáticos (Sittel). O sistema foi desenvolvido pelo MPF, em 2013, para receber e processar dados quando a Justiça autoriza a quebra do sigilo telefônico.

A ferramenta possibilita coletar, processar e analisar dados desse tipo relacionados a investigados, de forma padronizada e segura. O sistema não realiza interceptação telefônica e nem quebra do sigilo telemático. Para que as informações sejam enviadas pelo sistema, é imprescindível que a Justiça autorize o acesso a esses dados.

No documento, assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o MPF se compromete a disponibilizar o acesso e a documentação técnica de instalação dos módulos do Sittel 2.0 ao Senado, oferecer suporte técnico e informar ao órgão eventuais atualizações no sistema. O acordo tem validade de 60 meses.

Por outro lado, o Senado se compromete a estabelecer uma cooperação técnico-científica e institucional com o MPF, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e tecnologias. O órgão também poderá oferecer sugestões para o aprimoramento do sistema e de realizar treinamentos para seus servidores e colaboradores. O acordo não envolve nenhum tipo de pagamento e é proibida a movimentação de recursos financeiros entre os participantes.

Sobre o sistema – O Sittel possibilita a transmissão das ordens judiciais diretamente para as operadoras de telefonia, utilizando um meio tecnológico seguro. Através de um canal criptografado, a ferramenta recebe os registros telefônicos enviados pelas operadoras. Assim, em vez de utilizar uma grande quantidade de papel – como era feito no passado – os dados são transmitidos por uma plataforma que prioriza a segurança e a integridade das informações, o que contribui para uma atuação mais ágil e precisa dos órgãos envolvidos.

No encontro, Gonet entregou em mãos ao presidente do Senado o relatório de gestão do primeiro ano à frente da Procuradoria-Geral da República. Também estavam presentes os senadores Confúcio Moura, Daniella Ribeiro, Eduardo Gomes e Laércio Oliveira.

Acusado de sete estupros, lateral do City paga fiança e é solto

Advogado vai à Justiça para encerrar BBB21 com urgência e tem pedido negado

TSE acumula gastos que condena em partidos

Advocacia capixaba recebe Caravana das Prerrogativas da OAB

Justiça manda rede social excluir comentário sexista: “linda e burra”

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?