Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Ministra Rosa Weber verifica atendimento no sistema socioeducativo em Cariacica
Share
15/06/2025 4:24 AM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Ministra Rosa Weber verifica atendimento no sistema socioeducativo em Cariacica

adm
Last updated: 04/09/2023 11:43 AM
adm Published 04/09/2023
Share
ministrarosanoes.jpeg 1
SHARE

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, visitou na sexta-feira (1º/9) a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) de Cariacica, no Espírito Santo. A agenda também incluiu solenidade no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), onde formalizou-se a criação de Grupo de Trabalho Interinstitucional para prevenção e combate à tortura e a instalação da Primeira Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente do estado.

Na visita, a ministra Rosa Weber fez questão de cumprimentar cada adolescente atendido pela unidade, além de participar de uma roda de conversa privada com os socioeducandos. Segundo ela, foi possível verificar o esforço empreendido – tanto pelo Sistema de Justiça, quanto pelo Poder Executivo local – para o enfrentamento dos desafios para o atendimento a jovens em conflito com lei. “Estive em Cariacica, no sistema socioeducativo, que já foi alvo, e ainda é, da Corte Interamericana de Direitos Humanos (ODH), vendo o esforço que está sendo feito para o enfrentamento de um desafio que tem visíveis progressos”, relatou.

A presidente do CNJ estava acompanhada dos juízes auxiliares da Presidência do CNJ Gabriel Matos, Edinaldo César Santos Júnior e Luís Lanfredi. O vice-presidente do TJES e presidente em exercício, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, deu as boas-vindas à ministra e falou do orgulho e da honra que é recebê-la no Estado, especialmente neste momento em que se aproxima sua despedida do STF em razão de sua aposentadoria.

A solenidade no TJES também marcou a adesão do tribunal ao Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos e ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, além da assinatura de protocolo de intenções, por parte do Judiciário capixaba, voltado à garantia dos direitos humanos, de acordo com os princípios e as regras assumidos pelo Estado Brasileiro em Tratados e Convenções Internacionais e da Convenção sobre os Direitos das Crianças. “O presente protocolo revela-se, também, consentâneo com o nosso ordenamento jurídico interno, notadamente com a Constituição Federal de 1988 que, tendo por fundamento a dignidade da pessoa humana, estabelece a prioridade absoluta na garantia dos direitos da criança e do adolescente e, dentro os direitos fundamentais, a não submissão à tortura ou tratamento desumano e degradante, idêntica disciplina conferida, registre-se, pela legislação infraconstitucional, em especial pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatizou o supervisor das Varas da Infância e da Juventude do TJES, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também esteve presente no Tribunal de Justiça e afirmou que ter um sistema prisional e um sistema socioeducativo estáveis é pré-condição para que o Estado possa avançar nessas políticas públicas. “Nós temos, no Programa Estado Presente, uma diretriz clara e nós vamos continuar contando com o Supremo Tribunal Federal e com o Conselho Nacional de Justiça, porque essas instituições nos dão muita segurança na nossa ação”, destacou Casagrande. De acordo com ele, o Programa possibilita a participação de todos os entes públicos envolvidos para discutir políticas de segurança pública no estado.

A atividade foi ressaltada pelo supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES, desembargador Fernando Zardini Antonio. “O Programa Estado Presente nos proporciona um conjunto de informações que nos possibilita essa estratégia de ações e uma interlocução que faz com que os resultados se apresentem de forma mais célere e menos burocrática”, disse. Ele acrescentou que o CNJ, por meio do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), tem tido um papel preponderante nesse processo, com apoio para a adoção de ações que permitam a ressocialização efetiva do reingresso.

reuniaoindigenasnoes
Ministra Rosa Weber em reunião com lideranças indígenas das etnias Pataxó, Tupinambá e Guarani, no Espírito Santo. Foto: Divulgação TJES.

A ministra também almoçou com o governador no palácio do governo e, após o almoço, fez reunião rápida com lideranças indígenas que a aguardavam, das etnias Pataxó, Tupinambá e Guarani. Os indígenas manifestaram a preocupação e a ansiedade quanto à conclusão do julgamento da ação que trata do marco temporal, no Supremo Tribunal Federal.

ministrarosanoes.jpeg 1

Ministra Rosa Weber em reunião com lideranças indígenas das etnias Pataxó, Tupinambá e Guarani, no Espírito Santo. Foto: Divulgação TJES.

 

Fotos:Ascom CNJ/Divulgação 

Fonte:Agência CNJ de Notícias

Justiça gaúcha obriga mulher infectada com Covid-19 a permanecer em casa

Lira rebate STF e diz que apenas o Legislativo pode definir regras do orçamento

I Congresso Piauiense Pense Direito acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro

Valores investidos em previdência privada aberta entram em partilha, diz STJ

Negado retorno a presídio gaúcho de líder de facção condenado a 175 anos de prisão

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?